Mobilização sobre importância da coleta seletiva atinge dez bairros da cidade

Mobilização sobre importância da coleta seletiva atinge dez bairros

Mobilização sobre importância da coleta seletiva atinge dez bairros da cidade

Desde o início deste ano, o Serviço de Saneamento Ambiental de Rondonópolis (Sanear), em parceria com equipes da Prefeitura Municipal, estão realizando um trabalho de conscientização sobre a importância da separação dos resíduos recicláveis para a coleta seletiva.

As mobilizações já passaram por mais de dez bairros da cidade, em uma atividade de visitas porta a porta, em que a população recebe orientações em suas residências e nos comércios.

O primeiro setor atingido por esta ação, compreende dez primeiros bairros que foram visitados pelas equipes. Os agentes passaram por toda a região da Vila Esperança, Jardim Oliveira I e II, Vila Santo Antônio, Vila Bom Pastor, Jardim dos Pioneiros, Jardim Brasília I e II e Loteamento Jambalaia I e II.

Nos imóveis visitados, os moradores são abordados e recebem informações sobre como separar plásticos, papéis, vidros e metais para a coleta seletiva e também folhetos que informam o dia em que a coleta passa naquele local.

De acordo com o diretor técnico do Sanear, Hermes Ávila, a meta é aumentar a quantidade de resíduos recicláveis coletados para as cooperativas e que a população entenda melhor sobre a importância deste trabalho.

“As ações nos bairros incentivam quem ainda não faz a separação dos resíduos e instrui melhor as famílias que já fazem a separação. As orientações são a respeito da entrega dos materiais recicláveis no dia correto e para que sejam depositados sempre limpos e secos”, afirma.

Com a conclusão das ações neste primeiro setor, os resultados já são evidentes para as cooperativas, que recebem materiais dessa região da cidade nas terças-feiras. “Deste setor, a gente recebia muito lixo doméstico misturado aos materiais, até bichos mortos chegaram aqui”.

“Depois das conversas com os moradores, está chegando uma quantidade maior de materiais recicláveis e os resíduos já não estão vindo tão sujos desta região”, disse Elyete Fernandes, presidente da Cooperativa Nova Esperança.

Agora, o trabalho de conscientização avança para outros locais da cidade, iniciando pelos bairros Santa Cruz e Loteamento Santos Dumont, onde os moradores estarão recebendo as orientações nos próximos finais de semana.

+ Acessados

Veja Também