Mitsubishi L200 entra em recall por causa de ‘airbags mortais’

Redação PH

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Mitsubishi L200 entra em recall por causa de ‘airbags mortais’

A Mitsubishi convocou nesta segunda-feira (20) um recall para proprietários da L200 Triton, modelo 2007 a 2010, por causa dos "airbags mortais", que estão relacionados a 13 mortes no mundo.
O dispositivo fabricado pela japonesa Takata pode lançar fragmentos metálicos contra os ocupantes do veículo, em caso de colisão com acionamento do airbag.
CHASSIS ENVOLVIDOS:
De 00001 a 30009 (ordem não sequencial)
Os donos dos veículos inclusos no recall devem agendar a substituição gratuita do insuglador do airbag do motorista em uma concessionária da Mitsubishi. O reparo começa em 4 de julho e deve levar cerca de 1 hora.
Em caso de dúvida, o motorista pode entrar em contato com a fabricante por meio do telefone 0800-7020404 ou pelo e-mail [email protected].
Maior recall
O caso dos "airbags mortais" veio a público há 3 anos é considerado o maior recall da história, envolvendo cerca de 50 milhões de carros no mundo todo e está ligado a pelo menos 13 mortes no exterior.
Uma falha no dispositivo fabricado pela empresa japonesa Takata faz com que o airbag, ao ser aberto, atire partes metálicas contra os ocupantes, com possibilidade de ferimentos graves.
A Takata anunciou em maio que mais 40 milhões de veículos serão chamados para recall no mundo inteiro, agora com foco no airbag do passageiro, não mais no do motorista, como feito inicialmente.
Importância do recall
Não existe recall por defeito que não seja sério. Segundo o Código de Defesa do Consumidor, o chamado deve ser feito quando houver um defeito de fabricação que coloque em risco a vida do usuário.
Uma vez anunciado o recall, não existe limite de data para fazê-lo. O que pode ocorrer é a montadora determinar uma data de início do atendimento, e não uma para o fim.
Qualquer problema como demora no agendamento, lentidão no reparo e mau atendimento deve ser denunciado no Procon local. Os consertos devem ser totalmente gratuitos.
Um levantamento feito pelo G1 mostrou que mais da metade dos 2,82 milhões de veículos envolvidos em recall no ano passado não atenderam ao chamado até março de 2016.

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