Ministro volta a defender abertura de mercado em Encontro Regional de produtores de Alta Floresta

Redação PH

Redação PH

ministro volta a defender abertura de mercado em encontro regional de produtores de alta floresta

Ministro volta a defender abertura de mercado em Encontro Regional de produtores de Alta Floresta

Durante encontro com os produtores rurais de Alta Floresta (MT), nesta quinta-feira (20.07), o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Blairo Maggi, afirmou que as mudanças que estão sendo promovidas pelo Governo Federal serão muito importantes para a retomada da economia do País e que o Brasil precisa abrir mercado.

“O presidente Michel Temer não entrará para a história por ser um Governo popular, mas, por ter sido o Governo que mais fez mudanças necessárias ao País”, afirmou Maggi. Para ele, as reformas aprovadas até agora pelo Congresso Nacional são importantes, mas ainda têm muitas questões essenciais a serem modificadas.

Blairo disse que apesar da crise política é o momento de o Brasil aprovar as mudanças para que a economia volte aos trilhos com um crescimento forte e sustentável.

Sobre o agronegócio, o ministro voltou a criticar o fato de o Brasil impor várias dificuldades para abrir espaço à importação de produtos. Na opinião do ministro, é importante que o País se abra para produtos internacionais e ‘não tenha medo da concorrência’.

MAPA X PILARES

Ele disse que pautou sua gestão no Mapa sob duas questões fundamentais e que norteiam suas ações. A primeira é a desburocratização – que vem sendo implantada por meio do programa Agro + – e já resolveu mais de 700 demandas apresentadas pelos produtores. "Para nós o que importa é o aumento da produtividade com baixo custo e acesso à tecnologia", assegurou. E a segunda, é o trabalho maciço do Ministério para abertura de mercado, e elevar (em 5 anos) dos atuais 6,9% para 10% a participação do Brasil no mercado internacional.

Segundo o ministro, o Governo não tem que ensinar o agricultor e pecuarista a produzirem, mas tem que oferecer segurança jurídica e garantia de que os produtos possam ser comercializados mundo a fora.

+ Acessados

Veja Também