Ministro pede ao COI a inclusão do futsal como esporte de demonstração

Redação PH

Redação PH

Ministro pede ao COI a inclusão do futsal como esporte de demonstração

O Ministério do Esporte tem esperanças de que o futsal faça parte dos Jogos Olímpicos já nas edição do Rio, no ano que vem. Durante a realização do Fórum Legislativo de Futebol, em Brasília, o senador Hélio José, do Distrito Federal, levantou a questão sobre a ausência do futsal no programa olímpico. Na ocasião, ele lançou o pedido ao ministro George Hilton que ao menos tentasse a inclusão como modalidade de demonstração em 2016. O ministro respondeu afirmando que a tentativa foi lançada, mas que a palavra final não depende do ministério.

– Entramos com o pedido de inclusão do futsal ao menos como modalidade demonstrativa nos Jogos Olímpicos de 2016. A intenção é que em Tóquio o futsal já esteja como integrante do programa olímpico, mas essa é uma decisão que não compete a mim ou a ninguém do Governo Federal, e sim ao Comitê Olímpico Internacional – afirmou.

Caso o futsal seja confirmado, jogadores como Falcão, considerado por muitos o maior atleta da história da modalidade, poderão disputar o torneio olímpico. Em 2007, durante os Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro, a modalidade fez parte do programa, também como demonstração. O Brasil sagrou-se campeão, batendo a Argentina na decisão por 4 a 1.

A última vez que uma edição das Olimpíadas teve esporte de demonstração foi em 1992, em Barcelona. As modalidades escolhidas foram o hóquei em patins e a pelota basca. Esporte criado nos anos 30 no Uruguai, o futsal é praticado em 170 países e controlado pela Fifa desde 1989. O próximo Mundial masculino acontece em setembro de 2016, na Colômbia, um mês após as Olimpíadas do Rio.

+ Acessados

Veja Também