Ministério suspende importação de leite do Uruguai

Redação PH

Redação PH

agrihub lança série de vídeos sobre os problemas das propriedades rurais de mt

Ministério suspende importação de leite do Uruguai

Durante reunião com a Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), nesta terça-feira (10.10), o ministro Blairo Maggi decidiu suspender, por tempo indeterminado, a importação de leite do Uruguai. Segundo Maggi, até que a rastreabilidade do leite uruguaio seja inspecionada, estão suspensas as licenças de importação do produto.

“Na FPA tivemos a oportunidade de ouvir os deputados e deliberar pela suspensão. O próximo passo será o envio de uma equipe técnica para investigar a rastreabilidade do leite para só assim, o Uruguai ter de volta a garantia para uma importação justa”, disse Maggi.

Segundo o ministro, o setor está recebendo total apoio à questão e o Governo ira se posicionar para garantir o sustento da atividade no País.

“Retornei de uma missão internacional ontem, e hoje minha primeira agenda foi para tratar disso. Reconhecemos as dificuldades que o setor leiteiro tem e estamos somando esforços pra resolver”, assegurou.

Ao trancar a importação do leite, o ministro espera dar ‘fôlego’ ao setor, atendendo a uma demanda emergente. “A decisão foi conjunta com os parlamentares que estão na base e nos trazem de lá os problemas dos setores. A situação será analisada com todo respeito e critério que exige para garantirmos que o leite que é produzido no Uruguai venha 100% para o Brasil e em quais condições isso acontece”, declarou Blairo Maggi.

Outra medida anunciada pelo ministro da Agricultura diz respeito à cota de importação. “Estamos trabalhando nessa pauta, a exemplo do que já acontece com a Argentina. O Uruguai não é simpático à medida, mas, entendemos como necessária para o mercado brasileiro”, disse Maggi, sob pena do Itamaraty estudar a retirada do leite do Mercosul.

+ Acessados

Veja Também