Mil mudas são plantadas na 35ª edição do projeto Recuperando Nascentes

Redação PH

Redação PH

consumo das festas de final de ano aumentam a produção de resíduos na capital

Mil mudas são plantadas na 35ª edição do projeto Recuperando Nascentes

Cerca de mil mudas de árvores nativas foram plantadas na 35ª edição do projeto Recuperando Nascentes realizada no último sábado (25/07), na Fazenda Serra Verde, próximo ao distrito de São Lourenço de Fátima, em Juscimeira. A ação de iniciativa do Sicredi Sul MT contou com a presença de 80 pessoas entre voluntários e moradores locais.

O projeto lançado em agosto de 2012 tem como proposta a recuperação e preservação de nascentes das sub-bacias dos rios que são afluentes do Pantanal Mato-Grossense. Essas áreas abrangem os municípios de Rondonópolis, Pedra Preta, Alto Araguaia, Alto Taquari, Alto Garças, Guiratinga, Tesouro, São José do Povo, Poxoréu e Itiquira.

A Fazenda Serra Verde possui 352 hectares e é voltada para a atividade pecuária de cria e recria. Para o pecuarista e proprietário da fazenda, Nélio Nunes Cabetti, o projeto Recuperando Nascentes é de extrema relevância para a região. “Esta ação vem ao encontro de nossos anseios. É sempre bom nós cuidarmos dos nossos recursos hídricos que são tão valiosos”, ressaltou Cabetti.

Nesta edição foram plantadas espécies como Ipê, Angico, Igá, Embaúba e Aroeira. Segundo o responsável técnico do projeto, o engenheiro agrônomo Mário Fernando Bastos, a equipe do projeto realiza uma vistoria no local para constatar a existência de nascentes. “Após a localização, é feita uma delimitação com cerca de 50 metros de distância da nascente e a área é isolada. Logo após são definidas quais espécies vegetais podem ser plantadas no local. E por fim é feito o plantio”, explicou Bastos. A equipe técnica visita o local periodicamente para acompanhar a evolução das plantas.

O Recuperando Nascentes foi criado pelo Sicredi Sul MT com o objetivo de estimular atitudes conservacionistas, aliando desenvolvimento sustentável e preservação. “É com grande alegria que realizamos mais uma edição do nosso projeto, mas a alegria maior é ver que o Recuperando Nascentes foi adotado com carinho pelos colaboradores e associados da cooperativa”, afirmou o presidente do Sicredi Sul MT, Marco Túlio Soares.

O projeto Recuperando Nascentes é destinado diretamente aos associados e colaboradores da cooperativa e, indiretamente, à sociedade em geral. Além de recuperar nascentes degradadas, a iniciativa estimula colaboradores, familiares e outros associados a participarem do dia de plantio. É um momento de interação entre a cooperativa e a comunidade.

+ Acessados

Veja Também