Microcefalia movimenta sessão na Câmara

Redação PH

Redação PH

segurança pública e desenvolvimento da região oeste foram prioridades de wancley em 2015

Microcefalia movimenta sessão na Câmara

A polêmica envolvendo as secretarias de Saúde do Estado e do Município, quanto à divulgação de números refrentes a possíveis casos de nascimentos de bebês com microcefalia, na cidade, movimentou as rodas de conversas na cidade, e a Sessão da Câmara Municipal nesta quarta-feira (2), onde diversos vereadores se manifestaram a respeito.

O médico e vereador do PMDB, Dr. Manoel ao fazer uso da Tribuna Livre, falou sobre a preocupação com essa doença, e suas eventuais formas de contaminação, que segundo estudos preliminares da OMS e Ministério da Saúde, estariam relacionadas aos casos de contaminação do Zica Virus.

Os casos de incidência da doença com prevalência no Estado de Pernambuco, mas infelizmente disseminado em todo o país, estão assustando as autoridades sanitárias e gestores públicos, que temem uma epidemia.

De acordo com o vereador, a principal ação nesse momento é aperfeiçoar o controle e combate ao mosquito “Aedes Aegypti” vetor do’ Zica Vírus’, e também da Dengue e Chicungunya.

Dada a relação da Microcefalia com o Zica Virus, alguns técnicos da Organização Mundial de Saúde estariam inclusive, sugerindo recomendações às mulheres que porventura estejam planejando engravidar nesse período, que evitem o contato com o mosquito, e se possível, até posterguem a iniciativa de engravidar, até que se tenha mais informações sobre as formas de contaminação dessa doença, que uma vez constatada, registra consequências muito sérias para os bebês, incluindo deficiência mental.

“O maior problema nesse momento é a falta de um estudo mais aprofundado sobre as possibilidades de contaminação dessa doença. Antes, os casos registrados não tinham relação com o Zica Vírus e as eventuais causas eram diversificadas.

OMS

Na verdade, a OMS reconheceu através de um comunicado, pela primeira vez oficialmente a relação entre o Zica e os casos de microcefalia ao mencionar o estudo brasileiro do Instituto Evandro Chagas, que revelou a presença do vírus em um bebê microcéfalo.

"Há definitivamente uma conexão", afirmou em entrevista o especialista da organização, Dr. Marcos Espinal, diretor do departamento de doenças comunicáveis da Organização Pan-Americana de Saúde.

O documento divulgou mapas comparativos de 2014 e 2015, que corroboram a explosão de casos de microcefalia no Nordeste, onde os casos se multiplicaram 20 vezes.

"Há uma conexão entre as duas coisas, mas causalidade é uma outra história. Não podemos dizer 100% que é só o Zica Vírus a causa da microcefalia, ela pode ser atribuída a diversas questões. Há uma conexão porque há um evidente aumento nos casos de microcefalia no Brasil ao mesmo tempo em que há um surto de Zika no país", disse o , Dr. Marcos Espinal.

+ Acessados

Veja Também