Mercedes vai ampliar família do GLA no Brasil

Redação PH

Redação PH

mercedes vai ampliar família do gla no brasil

Mercedes vai ampliar família do GLA no Brasil

A Mercedes-Benz realizou nesta quarta-feira (5) uma cerimônia para marcar o início da construção da fábrica de Iracemápolis (SP), que marcará a retomada da produção de carros da marca no Brasil. Apesar de o país viver um momento de baixa nas vendas, a marca diz acreditar no potencial do quarto maior mercado do mundo para atingir a meta de liderar o segmento de carros premium.
"Estamos aqui faz 60 anos. Nós vivemos todos os altos e baixos com o Brasil: fomos pentacampeões com o Brasil, vivemos muitas alegrias e sofremos. Então, a gente sabe do potencial que o mercado brasileiro tem. E o investimento que estamos fazendo no país é para o futuro", explica Philipp Schiemer, presidente da montadora no Brasil.
"Como queremos ser o número 1 no mundo em veículos premium, temos que estar nos mercados que estão crescendo. Por isso estamos investindo hoje no Brasil, mesmo em uma situação difícil", afirma.
Fábrica em 2016
A inauguração da fábrica será no primeiro trimestre do ano que vem, com o sedã Classe C, modelo mais vendido pela marca no país e no mundo. No segundo semestre será fabricado também o SUV GLA, que atualmente é vendido no mercado brasileiro como importado.
O GLA marca a entrada da montadora no disputado e aquecido segmento dos SUVs compactos. Foi apresentado mundialmente durante o Salão de Frankfurt, em 2013, e chegou ao Brasil em outubro do ano passado, apenas na versão "de entrada", 200.
Antes mesmo de nacionalizá-lo, a montadora alemã diz que irá ampliar a gama, trazendo, ainda neste ano, o GLA 250, mais potente, e o GLA 250 4×4. "A família GLA será ampliada porque queremos que o modelo tenha um papel mais forte no cenário de vendas", diz Dimitris Psillakis, diretor geral de automóveis da marca no Brasil.
Segundo o executivo, as vendas mundiais do SUV ficaram acima das expectativas da Mercedes. "Se tivéssemos mais produção, íamos emplacar mais. Como é um modelo novo, há limitações na nossa fábrica na Alemanha. Por isso estamos investindo no Brasil, para ter mais capacidade produtiva."
A marca já disse, no entanto, que os modelos produzidos no Brasil não deverão ficar mais baratos com a nacionalização. Os preços da linha 2015 já foram aumentados para o repasse da volta da alíquota cheia do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) Além das novas versões do GLA, o GLE Coupé, que estreou no mês passado, no Salão de Detroit, será lançado no país no segundo semestre deste ano.
Ano recorde
Psillakis afirmou que 2014, considerado um ano de crise para a indústria automobilística brasileira, foi de recorde de vendas de carros para a Mercedes no país, com 11.912 unidades emplacadas. A marca pretende crescer mais em 2015, porém não revela as metas.
"Temos produtos muito adequados ao mercado brasileiro. O GLA atende 100% o desejo do mercado, e não o tínhamos antes, então, isso amplia nossas possibilidades. E estamos investindo em um pós venda melhor", diz Schiemer. Mas, logicamente, se no longo prazo o Brasil não crescer, nós vamos sofrer."
Nordeste
Em 2014, crescemos 24% no país e, no Nordeste, 51%. Isso por dois motivos: é uma parte do país que tem um crescimento econômico maior do que o sul e porque investimos em novas concessionárias nessa região.
Dobramos nossa presença, abrimos novas concessionárias em Natal, João Pessoa, São Luís e Teresina, por exemplo. Estamos crescendo a rede em cidades que têm potencial e onde a marca não estava presente até agora.
Para isso, diz Psillakis, há um processo "muito complexo e analítico" para escolher os melhores concessionários para representar a marca. E funcionários das lojas têm sido treinados em Campinas (SP), onde todo o pessoal, apesar de ter uma imersão na marca, são treinados nos setores onde vão atuar, seja vendas ou pós-vendas, recepção, etc. "Queremos ter certeza de que nossos clientes não só recebem o melhor produto do mundo, mas um serviço de alto padrão."

+ Acessados

Veja Também