Medida que dispensa máquinas agrícolas de emplacamento segue para sanção presidencial

Redação PH

Redação PH

mazette acompanha recuperação de estradas de acesso ao maria flávia

Medida que dispensa máquinas agrícolas de emplacamento segue para sanção presidencial

O Senado Federal aprovou, na noite desta quarta-feira (08.07), a dispensa de licenciamento e emplacamento para maquinários agrícolas. A matéria, que teve como relator o senador Blairo Maggi, seguiu para sansão da presidente Dilma Rousseff.

Pela medida, os tratores e demais aparelhos destinados a arrastar maquinário ou executar trabalho agrícola estão sujeitos ao registro único, sem ônus, em cadastro específico da repartição competente.

“Tem um outro assunto muito importante nessa medida provisória, que é a adequação da jornada de trabalho dos tratoristas em relação aos motoristas. E isso dará aos agricultores a oportunidade de fazerem as 8 horas por dia, mais 2 horas extras, e mais duas, conforme o acordo que poderá ser feito numa convenção coletivo de trabalho. Estamos dando a oportunidade para que o tratorista tenha o mesmo tratamento do motorista profissional. Foi uma avanço da nossa Comissão Mista, essa medida não veio da Casa Civil”, comemorou Maggi ao lembrar que a medida representa um grande avanço não só para agricultura, mas também para a construção civil.

O parlamentar lembra que será preciso negociar com os ministérios da Agricultura, Transportes, Casa Civil e Cidades – esse último ligado ao Conselho Nacional de Trânsito (Contran)-, para que o texto que beneficia os tratoristas não seja vetado.

"Nosso objetivo de assegurar que os agricultores estejam livres de pagar qualquer taxa ou tributo foi confirmado", disse o senador Acir Gurgacz, presidente da Comissão Mista responsável pelo texto aprovado essa noite.

+ Acessados

Veja Também