Medida provisória vai incentivar produção de biocombustíveis

Redação PH

Redação PH

rodada do armazena mt reúne mais de 250 participantes

Medida provisória vai incentivar produção de biocombustíveis

Proposta de Política Nacional de Biocombustíveis, a Renovabio, divulgada nesta terça-feira (8) em cerimônia no Ministério do Meio Ambiente, tem apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), de acordo com o ministro Blairo Maggi. “O apoio é integral, pois, além dos biocombustíveis serem fonte de renda para produtores rurais, essa política coloca o Brasil em posição de vanguarda no mundo na redução de gases de efeito estufa”.

Minuta de medida provisória sobre o RenovaBio, elaborada pelo MMA com a participação dos ministérios da Agricultura e de Minas e Energia, foi encaminhada à Casa Civil e deve ser assinada pelo presidente Michel Temer nos próximos dias.

O texto da MP, submetido nos últimos meses a audiências públicas, visa aumentar a produção, a competitividade e a comercialização de biocombustíveis, tornando seu uso no país mais vantajoso em relação aos combustíveis fósseis. Uma das metas é garantir o abastecimento do produto para manter constante o mercado consumidor.

A política contribui para cumprimento do compromisso brasileiro firmado na Conferência do Clima de Paris de reduzir em 43% as emissões de gases de efeito estufa até 2030. “Temos que salvar o planeta e, ao mesmo tempo, favorecer a obtenção de renda no campo”, disse o ministro Blairo Maggi, que ressaltou a boa convivência do setor agrícola com a área de meio ambiente.

“Desde que eu e o ministro Zequinha Sarney assumimos no governo, há uma posição convergente em relação às questões ambientais. Claro que temos diferenças, mas com diálogo conseguimos construir políticas públicas que unem renda e sustentabilidade. Afinal, uma coisa não anula outra”, afirmou Maggi.

+ Acessados

Veja Também