Medida Provisória institui programa para regularizar débitos do Funrural

Redação PH

Redação PH

rodada do armazena mt reúne mais de 250 participantes

Medida Provisória institui programa para regularizar débitos do Funrural

A Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) informa que foi publicada nesta terça-feira (01/08), pelo governo federal, a Medida Provisória 793 que trata da renegociação dos débitos do Fundo de Assistência ao Trabalhador Rural (Funrural).

A MP institui o Programa de Regularização Tributária Rural (PRR). O programa atinge o produtor rural e o adquirente de produção rural, mas não vale para contribuintes produtores rurais pessoa jurídica.

Segundo a gestora do Núcleo Jurídico da Famato Elizete Ramos, podem aderir ao PRR os produtores com débitos vencidos até o dia 30 de abril de 2017.

“O requerimento de adesão deverá ser dirigido à Receita Federal até o dia 29 de setembro deste ano, devendo o produtor ruralindicar o valor que pretende confessar. Até 30 dias após a publicação da Medida Provisória, a Receita Federal irá publicar os procedimentos para requerer o parcelamento da dívida”, explica a gestora.

O programa permite o pagamento parcelado do valor devido, mediante confissão de dívida, sendo a entrada de 4% a ser paga em até quatro parcelas mensais e o saldo em até 176 parcelas mensais.

Além da forma de pagamento, a MP 793 reduz o valor da comercialização a serrecolhida peloprodutor rural, pessoa física, a partir de 01/01/2018, que passará a ser de 1.5% e não mais os 2.3% como vem sendo recolhido na venda dos produtos.

ORIENTAÇÃO –A Famato orienta os produtores a aguardarem mais informações sobre o PRR, pois a Receita Federal ainda não disponibilizou os procedimentos de adesão ao programa.

A Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) está trabalhando propostas de melhoramento da MP.

ENTENDA O CASO –O Funrural é uma contribuição social destinada a custear a seguridade (INSS) geral. É cobrado sobre o resultado bruto da comercialização rural e descontado, pelo adquirente da produção, no momento da comercialização.

No dia 30 de março, oSupremo Tribunal Federal (STF) decidiu que a cobrança do Funrural é constitucional. Sendo assim, a decisão passará a valer para todos os processos que estão tramitando nas instâncias inferiores.

Para mais informações da MP 793 acesse oINFORMATIVO TÉCNICO DA FAMATO:http://www.sistemafamato.org.br/portal/famato/informativo_completo.php?id=321

+ Acessados

Veja Também