Medeiros cobra ministro Jungmann ações de integração das forças de segurança de fronteira

Medeiros cobra ministro Jungmann ações de segurança
Ascom/Ministro Jungmann

Medeiros cobra ministro Jungmann ações de integração das forças de segurança de fronteira

Durante reunião, nesta quarta-feira (20.06), com o ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann, o senador José Medeiros (Pode-MT), cobrou ações de integração das forças de segurança e de órgãos de fiscalização na região de fronteira Brasil/Bolívia.

“É preciso direcionar o foco para a região de fronteira do estado de Mato Grosso de forma incisiva, inteligente e urgente”, defendeu.

Medeiros afirmou que o governo federal precisa “fortalecer e fomentar” um projeto de fronteira integrada, onde haja o compartilhamento de infraestrutura e tecnologia para fiscalização dessa região, com a criação de um forte grupo integrado de operações em fronteira.

“Além disso, é preciso criar um centro de treinamento específico e, principalmente, promover capacitação de agentes para o combate aos crimes nessas áreas”, destacou Medeiros, afirmando ainda que a bancada da segurança no Congresso fará o esforço necessário para aprovar o projeto.

Ao lembrar que Mato Grosso faz divisa de 700 km de fronteira seca e de 200 km por rios com a Bolívia, Medeiros afirmou que somente “investimentos pesados” serão capazes de auxiliar o serviço de inteligência policial para prevenção dos crimes e ações na região de fronteira do estado.

“Para se ter um ideia, nos últimos cinco meses, quase três toneladas de cocaína pura foram apreendidas em Mato Grosso. Para onde ia essa cocaína? Imaginem essas três toneladas divididas em pequenas porções e espalhadas nos bairros do Rio de Janeiro e de São Paulo. Não há polícia que dê conta!”, enfatizou.

O senador lamentou o fato das autoridades brasileiras estarem perdendo a guerra no combate ao tráfico de drogas. “Lamento que, em muitos dos casos, essa luta esteja sendo inglória. E não é somente o combate às drogas”.

“É preciso lembrar que temos uma luta constante contra o contrabando e descaminho de bens e valores, roubo e furto de veículos e invasões de propriedades que estão entre os principais crimes que ocorrem na região”, disse Medeiros.

Lançamento – Durante a reunião com Jungmann, Medeiros convidou o ministro para ir à cidade de Cáceres fazer o lançamento do programa de governo para a segurança de fronteira.

O gestor da Segurança Nacional afirmou que a área de fronteira em Mato Grosso é prioridade para o governo, agradeceu o convite do senador e disse que lançará o programa no estado.

A data da ida do ministro à região ainda não foi definida. Acompanhou o senador na reunião, o  vicepresidente da Federação Nacional dos Policiais Rodoviários Federais (FenaPRF), Dovercino Borges Neto.

+ Acessados

Veja Também