Max Russi defende urgente implantação de RG biométrico em escolas de Jaciara

O deputado Max Russi (PSB) apresentou, em sessão plenária, a necessidade da disponibilização de kits biométricos para a emissão de registros de identidade (RG) nas escolas municipais de Jaciara.

A indicação, remetida em regime de urgência ao governo do estado, vem ao encontro do projeto de lei municipal, já em vigência, do vereador Vanderlei Silva de Oliveira, que visa promover a identificação civil de crianças e adolescentes, em regime de cooperação e de forma gratuita, em ambiente escolar.

Conforme o vereador autor da proposta, que requereu a atuação parlamentar de Max, esse mecanismo, além e fomentar a cidadania, armazenaria os dados dos cadastrados, disponibilizando essas informações as autoridades competentes.

“O governo do estado adquiriu esses equipamentos para a identificação civil. Com a utilização deles nas escolas, para a emissão dos RGs desses alunos, economizaríamos tempo, mão de obra e levaríamos benefícios à população em uma série de fatores”, justificou Vanderlei.

O teor da lei municipal Nº 1749/2017 aponta ainda que os trabalhos serão realizados por servidores do estado. Papiloscopistas, devidamente treinados, atuarão nas dependências escolares.

Para o deputado Max, esse seria um importante avanço de integração das áreas criminal e civil, não só para Jaciara, mas podendo ser estendido a todo Vale do São Lourenço, que contempla também os municípios de São Pedro da Cipa, Juscimeira e Dom Aquino. “Essa é uma plataforma, que além de trazer toda essa modernidade, fomentaria a cidadania, dentro da comunidade escolar”, avaliou.