Mato Grosso articula investimentos com mercado de Singapura

Redação PH

Redação PH

procon notifica cdl para que cobranças diferenciadas fiquem claras aos consumidores

Mato Grosso articula investimentos com mercado de Singapura

A articulação do Governo de Mato Grosso para ampliar a atração de investimentos trouxe ao estado neste ano grupos e representantes de governos de vários países que estão em busca de novos negócios e de olho no potencial cada vez mais forte do agronegócio brasileiro, especialmente o mato-grossense. Nesta quinta-feira (08.12), o Governo do Estado recebeu representantes de Singapura e da Olam International, trading que trabalha com diversas commodities e quer expandir a atuação na área agrícola em Mato Grosso, com destaque para grãos e fibras.

A equipe de Singapura foi recebida no período da manhã pelo governador Pedro Taques e, à tarde, se reuniu com a equipe da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec-MT) e diretores da agência de fomento Desenvolve MT.

O secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ricardo Tomczyk, considera a visita da equipe de Singapura mais uma oportunidade para que o estado fortaleça e amplie a participação comercial na Ásia. Hoje, o continente tem forte presença na pauta de exportação do estado, contudo, com preponderância do mercado chinês, responsável por 34% do que é vendido por Mato Grosso.

Tomczyk apresentou os números da produção mato-grossense, que atualmente tem uma área agricultável de 9,51 milhões de hectares. Considerando o aumento da produtividade e potencial de irrigação, a expectativa é ampliar para 26 milhões a área de produção nos próximos 10 anos sem, entretanto, mexer na área de preservação. A estimativa é chegar a 90 milhões de toneladas na produção de grãos e fibras, um crescimento de 56%, até 2026. Foram apresentados também os números na produção de proteína animal – o estado é hoje o maior produtor de carne bovina do país – e também o crescimento de produção de etanol e biodisesel, além da área de mineração.

O secretário destacou ainda as iniciativas que o Estado vem promovendo nos dois últimos anos para melhorar o ambiente de negócios em Mato Grosso, especialmente as leis setoriais de incentivos que estão em fase de elaboração e aperfeiçoamento; a reforma tributária construída em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV) para que o estado tenha mais justiça fiscal adequando-se à legislação nacional e estabeleça uma lei única que constitua um modelo tributário simples, isonômico, neutro, transparente e arrecadador.

Outros projetos estratégicos que estão em funcionamento são o Programa Produzir, Conservar e Incluir (PCI); a Zona de Processamento de Exportação (ZPE) de Cáceres, o Instituto Mato-grossense da Carne (Imac) e, por último, a restruturação da agência de fomento, que passou a chamar-se Desenvolve MT, com atribuições ampliadas que envolvem a promoção e captação de investimentos. “O que estamos buscando com essas estratégias é garantir regras mais claras para alcançar um desenvolvimento com mais qualidade, com sustentabilidade e credibilidade, e fazer de Mato Groso um estado sinônimo de oportunidades”.

A diretora da Agência de Desenvolvimento do Governo de Singapura, Sufei Lin, pontuou a importância de Mato Grosso no agronegócio mundial e o interesse em ampliar relações comerciais e em outros setores com o Estado. “Estamos aqui em uma viagem de prospecção, queremos entender melhor o plano de desenvolvimento do Estado neste setor e também no desenvolvimento da educação, assunto que podemos ajudar a fomentar. A conversa com o governador foi muito boa, foi um primeiro passo para entender melhor e oferecer as expertises que Singapura tem em alguns setores, como o educacional. Exploramos ainda a possibilidade de trazer mais empresas do país para conhecer as oportunidades”.

A Olam International já possui relações comerciais com o Estado e a intenção é fortalecer outras oportunidades, conforme frisou o vice-presidente da trading para a América do Sul, Sathyamurthy Mayilswamy. “Mato Grosso é muito importante para o agronegócio. A Olam tem negócios aqui atuando com algodão e grãos e estamos estudando novas oportunidades no estado. Foi muito boa essa visita e é uma primeira etapa para nós. Agora queremos aumentar os negócios ligados aos grãos de Mato Grosso, esse é nosso foco”.

Prospecção de investimentos

Com escopo ampliado na área de atuação, a Desenvolve MT vem trabalhando neste ano com a prospecção de investimentos, seja de países ou empresas, com participação e apresentação das potencialidades de Mato Grosso em feiras e eventos de negócios. A agência também realizou o receptivo de empresários, com apoio aos potenciais investidores na interlocução com órgãos públicos, com o objetivo de facilitar o processo de tomada de decisão e de implantação de novos empreendimentos no estado.

"Estamos realizando esses encontros técnicos, não apenas como uma oportunidade de abertura de mercados, mas principalmente para a captação de investimentos dentro do Estado", frisou o secretário Ricardo Tomzyck.

Neste ano, a Desenvolve MT realizou encontros de negócios com países como Canadá, Espanha, Tailândia, China, Bolívia, Peru e Singapura. As aproximações são mantidas com representantes comerciais dos governos desses países e também com Câmaras de Comércio, como a do Canadá, que tem forte presença no mercado brasileiro, e da Espanha. Estes dois países demonstraram interesse em áreas como mineração, turismo e aviação, no caso do Canadá; mercado de proteína animal, infraestrutura e construção de unidades hospitalares, áreas de interesse da Espanha.

“O micro, pequeno e médio empresário de Mato Grosso tem interesse na viabilidade de mercado externo, principalmente na área do pescado e de produtos de origem agroflorestal, como a castanha, mel e própolis, e o café orgânico. É uma oportunidade para o Estado explicar como funciona a economia local, o papel da Desenvolve MT, que foi recentemente transformada, e como o Governo pode ajudar no processo”, enfatizou o diretor de Operações da Desenvolve MT, João Alexandre Gebara.

+ Acessados

Veja Também