Marketing Digital: saiba a importância atualmente de um Analista de SEO

Marketing Digital: saiba a importância atualmente de um Analista de SEO

Marketing Digital: saiba a importância atualmente de um Analista de SEO

Atualmente, o Marketing Digital tem sido a principal estratégia de divulgação das empresas. Quem não recorre acaba ficando deslocado no mercado, além de não alcançar os resultados pretendidos. Nesse nicho, o SEO tem ocupado uma posição de destaque nos últimos anos devido aos resultados positivos/satisfatórios que alcança.

Pela abrangência e crescimento da área, a busca por Analista de SEO tem aumentado significativamente nos últimos anos. O profissional trabalha com otimização e monitoramento das páginas online nos buscadores como o Google, Yahoo, Bing, entre outros.

Conheça o que faz um Analista de SEO

Search Engine Optimization, ou simplesmente SEO, é uma estratégia de marketing para os sites aparecerem nas primeiras páginas dos buscadores da internet. Afinal, quem aparece na primeira página têm maiores chances de estabelecer um vínculo com o internauta. Por isso as estratégias de SEO não envolvem somente o uso das palavras-chave e devem estar atreladas a outras técnicas de Marketing.

O Analista de SEO envolve diferentes atividades. Desde reuniões com equipes de vendas e marketing à busca de palavras de chave e criação de conteúdos que possam atrair mais tráfego. Além disso, o profissional monitora as estratégias implementadas, avaliação das palavras chave mais buscadas e que estejam relacionadas ao negócio e análise da usabilidade do site.

Saiba a importância do profissional Analista de SEO

Para analisar o impacto da importância destes profissionais, estudos do próprio Google revelam que 94% dos usuários costumam acessar somente os primeiros resultados do seu buscador. Cerca de 3,5 bilhões de buscas são realizadas somente no Google. Atingir um público dessa magnitude é fundamental para as empresas que desejam se manter competitivas no mercado. Uma campanha de marketing com técnicas de SEO bem utilizadas pode aumentar consideravelmente o tráfego no site e o público da marca. Que aparece na primeira posição do Google, por exemplo, pode conquistar até 32,5% dos cliques.

O que fazer para ser um Analista de SEO?

É importante que o analista tenha domínio das técnicas e ferramentas relacionadas ao SEO e, para isso, é comum realizar cursos de marketing que turbinem o currículo, já que a faculdade não costuma incluir esses conteúdos em sua grade curricular. Em uma rápida pesquisa na internet também é possível encontrar diversos materiais sobre SEO, desde apostilas, e-books à um guia completo para uma carreira em marketing digital.

O Analista de SEO deve possuir um perfil analítico e expertise para entender o perfil e as necessidades do público. Como não existe uma graduação para ser Analista de SEO, a profissão é geralmente exercida por graduados na área de comunicação como o curso de Marketing, Jornalismo ou Relações Públicas.

+ Acessados

Veja Também