Maratona termina com balanço positivo dos participantes

Redação PH

Redação PH

tribunal de contas celebra 63 anos de fundação

Maratona termina com balanço positivo dos participantes

Depois de seis dias de intensa programação, chega ao fim a primeira edição da Maratona de Negócios Criativos, organizada pelo Sebrae e Secretarias de Estado de Cultura e Planejamento. Com atividades voltadas aos empreendedores da economia criativa, a Maratona foi idealizada para atender toda a área de abrangência do Termo de Referência de Atuação do Sistema Sebrae na Economia Criativa, que contempla arquitetura, expressões culturais, artes visuais, audiovisual, design, negócios digitais (startups), editoração, moda, música e comunicação.

Entre quase 200 participantes, a grande maioria de jovens empreendedores, a avaliação do evento foi bastante positiva. Para Fernanda Gandes, do Grupo Tibanaré de Teatro, que fez o curso "Empreendedorismo Cultural e Inovação”, com Leonardo Santos Salazar, a capacitação ajudou a perceber que a atividade cultural pode ser sustentável e rentável. "É possível aliar a parte da criação com a gestão, basta ser mais racional. Você pode ativar uma chavinha bi-volt, mas precisa desenvolver certas habilidades, como a organização, disciplina, comprometimento e planejamento”, constata, acrescentando que mesmo os artistas querem se dedicar exclusivamente à parte criativa, precisam conhecer essas ferramentas para acompanhar o trabalho dos profissionais responsáveis por essas tarefas. Segundo ela, o curso ajudou a uma ter uma visão de curto, médio e longo prazo.

Fernanda fez um curso de Gestão de Empreendimentos Criativos e Projetos Culturais, do Ministério da Cultura, e organiza o primeiro evento do Instituto Inrede, criado por ela e outros artistas. Será um evento voltado para o mercado, para discutir temas como motivação, modelagem de negócio, marketing, cultura polular e linguagens culturais. O lançamento será no dia 29 de setembro.

Além da palestra de abertura sobre "Economia Criativa e Design para tempos de crise”, do curso e da oficina "Planejamento Estratégico e Métodos Ágeis”, a Maratona de Negócios Criativos teve consultorias sobre elaboração de projetos, plano de negócios, comunicação e marketing, orientação contábil e jurídica, planejamento estratégico e métodos ágeis, empreendedorismo cultural e inovação. Foram 112 encontros ao longo da semana.

Experiente, na área desde 1989, Tati Mendes, produtora executiva de cinema, teatro, televisão e outras tantas produções encabeçadas por Amauri Tangará, aproveitou a oportunidade e fez todas as consultorias ofertadas. "Estou adorando. Um evento organizado por um secretário de Cultura que é um artista, e pelo Sebrae vai ajudar muito a desenvolver o setor cultural. Aqui, muita gente de ouve, te ajuda a fazer o link com o outro, há um entrelaçamento de ideias, uma troca de experiências”, avalia. Mesmo estando muito tempo na área, ela se diz sempre curiosa, sempre aberta a aprender, a ver o novo. Contou que estão produzindo uma série para tevê, chamada "O Pantanal e outros bichos”, cujo roteiro é de Amauri Tangará e de seu filho.

Apaixonada por gastronomia, Ana Claudia Coelho começou a fazer bolo de cenoura e a vender de maneira informal. Decidida a montar um negócio, mas sem saber exatamente como, resolveu participar da Maratona. Fez duas consultorias, de marketing e de empreendedorismo. "Gostei muito da organização. Fazia tudo por amor e aqui vi que preciso unir o que gosto com o lucro, gestão. As consultorias me ajudaram muito, queria um norte e encontrei”.

Samanta Col Debella fez 24 consultorias em Marketing. Ela conta que gostou muito do trabalho e destacou o interesse e engajamento dos participantes. "A maioria é muito jovem e está começando ou querendo abrir um negócio na economia criativa e vieram para se informar, se estruturar porque querem fazer bem feito”, revela.

As próximas edições da Maratona de Negócios Criativos já estão agendas para 12 a 17 de setembro (a segunda) e de 03 a 08 de outubro (a terceira). Informações e inscrições: http://mtcriativo.mt.gov.br/index.php/maratona-de-negocios

+ Acessados

Veja Também