Depois de seis dias de intensa programação, chega ao fim a primeira edição da Maratona de Negócios Criativos, organizada pelo Sebrae e Secretarias de Estado de Cultura e Planejamento. Com atividades voltadas aos empreendedores da economia criativa, a Maratona foi idealizada para atender toda a área de abrangência do Termo de Referência de Atuação do Sistema Sebrae na Economia Criativa, que contempla arquitetura, expressões culturais, artes visuais, audiovisual, design, negócios digitais (startups), editoração, moda, música e comunicação.
Entre quase 200 participantes, a grande maioria de jovens empreendedores, a avaliação do evento foi bastante positiva. Para Fernanda Gandes, do Grupo Tibanaré de Teatro, que fez o curso "Empreendedorismo Cultural e Inovação”, com Leonardo Santos Salazar, a capacitação ajudou a perceber que a atividade cultural pode ser sustentável e rentável. "É possível aliar a parte da criação com a gestão, basta ser mais racional. Você pode ativar uma chavinha bi-volt, mas precisa desenvolver certas habilidades, como a organização, disciplina, comprometimento e planejamento”, constata, acrescentando que mesmo os artistas querem se dedicar exclusivamente à parte criativa, precisam conhecer essas ferramentas para acompanhar o trabalho dos profissionais responsáveis por essas tarefas. Segundo ela, o curso ajudou a uma ter uma visão de curto, médio e longo prazo.
Fernanda fez um curso de Gestão de Empreendimentos Criativos e Projetos Culturais, do Ministério da Cultura, e organiza o primeiro evento do Instituto Inrede, criado por ela e outros artistas. Será um evento voltado para o mercado, para discutir temas como motivação, modelagem de negócio, marketing, cultura polular e linguagens culturais. O lançamento será no dia 29 de setembro.
Além da palestra de abertura sobre "Economia Criativa e Design para tempos de crise”, do curso e da oficina "Planejamento Estratégico e Métodos Ágeis”, a Maratona de Negócios Criativos teve consultorias sobre elaboração de projetos, plano de negócios, comunicação e marketing, orientação contábil e jurídica, planejamento estratégico e métodos ágeis, empreendedorismo cultural e inovação. Foram 112 encontros ao longo da semana.
Experiente, na área desde 1989, Tati Mendes, produtora executiva de cinema, teatro, televisão e outras tantas produções encabeçadas por Amauri Tangará, aproveitou a oportunidade e fez todas as consultorias ofertadas. "Estou adorando. Um evento organizado por um secretário de Cultura que é um artista, e pelo Sebrae vai ajudar muito a desenvolver o setor cultural. Aqui, muita gente de ouve, te ajuda a fazer o link com o outro, há um entrelaçamento de ideias, uma troca de experiências”, avalia. Mesmo estando muito tempo na área, ela se diz sempre curiosa, sempre aberta a aprender, a ver o novo. Contou que estão produzindo uma série para tevê, chamada "O Pantanal e outros bichos”, cujo roteiro é de Amauri Tangará e de seu filho.
Apaixonada por gastronomia, Ana Claudia Coelho começou a fazer bolo de cenoura e a vender de maneira informal. Decidida a montar um negócio, mas sem saber exatamente como, resolveu participar da Maratona. Fez duas consultorias, de marketing e de empreendedorismo. "Gostei muito da organização. Fazia tudo por amor e aqui vi que preciso unir o que gosto com o lucro, gestão. As consultorias me ajudaram muito, queria um norte e encontrei”.
Samanta Col Debella fez 24 consultorias em Marketing. Ela conta que gostou muito do trabalho e destacou o interesse e engajamento dos participantes. "A maioria é muito jovem e está começando ou querendo abrir um negócio na economia criativa e vieram para se informar, se estruturar porque querem fazer bem feito”, revela.
As próximas edições da Maratona de Negócios Criativos já estão agendas para 12 a 17 de setembro (a segunda) e de 03 a 08 de outubro (a terceira). Informações e inscrições: http://mtcriativo.mt.gov.br/index.php/maratona-de-negocios