Maluf apresenta proposta que multa concessionária de energia elétrica

Redação PH

Redação PH

acidente violento arranca frente de moto 1.000 cilindradas

Maluf apresenta proposta que multa concessionária de energia elétrica

As concessionárias de energia elétrica que atuam em Mato Grosso podem ser obrigadas ao pagamento de multa, lançada a titulo de crédito na fatura mensal do consumidor, quando for ultrapassado o prazo definido pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) para o fornecimento de energia às unidades consumidoras. Esse limite foi baixado pela Resolução Normativa da Agência, nº 414, em seu artigo 31 e 32, do dia 9 de setembro de 2010.

O artigo 31 define que a ligação de unidade consumidora deve ser efetuada de acordo com os prazos máximos a seguir fixados: dois dias úteis para unidade consumidora da área urbana, de cinco dias úteis para unidade consumidora de área rural e de sete dias úteis para unidade consumidora do grupo A – unidades consumidoras com fornecimento em tensão igual ou superior a 2,3 kV.

Já no artigo 32, a distribuidora tem o prazo de 30 dias, contado da data da solicitação de fornecimento, de aumento de carga ou de alteração da tensão de fornecimento, para elaborar os estudos, orçamentos, projetos e informar ao interessado.

Para o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Guilherme Maluf (PSDB), autor desse projeto de lei 683/2015, o Código de Defesa do Consumidor estabelece a obrigação de as concessionárias de energia elétrica a fornecer serviços adequados, eficientes, seguros, essenciais e contínuos à população.

“A proposta tem por objetivo auxiliar os cidadãos a terem conhecimento das medições realizadas nas suas residências. Por isso entendemos como de fundamental importância a disposição sobre pagamento de multa por atraso na ligação de unidade consumidora de energia elétrica”, explicou Maluf.

As multas que as concessionárias terão que pagar aos consumidores das classes residencial e rural são de 10 UPFs, para a classe comercial é de 15 UPFs e para a classe industrial de 30 UPFs. A multa equivale a cada dia de atraso na ligação da energia elétrica. Hoje, o valor da Unidade Padrão Fiscal de Mato Grosso é de R$ 115,43.

Vale destacar que as penalidades também se aplicam aos pedidos de religação. Para a comunicação com o consumidor, as concessionárias terão que disponibilizar um telefone para registrar o descumprimento do prazo, informando o número de protocolo com data e hora do atendimento. As empresas serão obrigadas a informar na fatura mensal o teor da lei.

Mas caso as concessionárias descumpram a lei, a multa aplicada será em dobro. Porém se o consumidor não for atendido, ele poderá resolver o problema pela via judicial para a reparação dos danos sofridos.

Depois de a proposta ser sancionada pelo Governo do Estado, as concessionárias de energia elétricas terão que adequar suas faturas no prazo de noventa dias. O descumprimento da adequação das faturas no prazo acarretará em multa diária no valor de 10 UPFs.

+ Acessados

Veja Também