Mais de mil pessoas serão capacitadas nos Centros de Treinamentos em 2018

Mais de mil pessoas serão capacitadas nos Centros de Treinamentos em 2018

Mais de mil pessoas serão capacitadas nos Centros de Treinamentos em 2018

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (SENAR-MT), em parceria com os Sindicatos Rurais, comemora o aumento de eventos nos Centro de Treinamento (CT) instalados nos municípios de Sorriso e de Campo Novo do Parecis.

Para 2018 está prevista a realização de mais de 130 ações educacionais nestes dois polos. Destes, 100 acontecem em Sorriso e as outras 30, no Centro de Treinamento de Campo Novo do Parecis. A expectativa é que até dezembro de 2018 serão mais de mil pessoas capacitadas somente nos Centros de Treinamentos.

Se comparado com 2017 pode-se considerar um aumento de mais de 400 pessoas capacitadas. No ano passado foram treinadas nos CTs cerca de 600 pessoas.

Já em 2016, esse número foi de aproximadamente 300 pessoas. De acordo com o gerente técnico, Carlos Augusto Zanata, popularmente chamado de Guto Zanata, esse aumento se deu em função do aumento no número de parceiros.

Ele conta que a busca de parcerias foi intensificada no fim de 2016 e em 2017 foram fechadas três parcerias. “Já em 2018 contamos com 11 marcas diferentes trabalhando conosco dentro dos CTS e, além disso, temos ainda 39 empresas que já foram convidadas para serem nossas parceiras. Estamos em fase de negociação.

É importante ressaltar que o SENAR-MT está em busca de parcerias e os interessados devem procurar a equipe técnica da instituição”, enfatiza Zanata.

O coordenador da área técnica Wlademiro Neto acrescenta que as parcerias têm contribuído para que os participantes possam fazer as aulas práticas nas máquinas e equipamentos mais modernos que o mercado oferece. “Com isso conseguimos ter mão de obra capacitada para trabalhar nas máquinas e equipamentos recém adquiridos pelos produtores rurais”.

Outro fator que contribuiu para o aumento destes números foi o anuncio no primeiro semestre de 2018 de que os CT´s poderiam ser utilizados como local de realização de treinamentos para demandas de qualquer Sindicato do Estado.

O CT de Sorriso iniciou o atendimento do Sindicato Rural do município e também de Lucas do Rio Verde. Vale destacar que 95% dos treinamentos foram realizados pelo Sindicato de Sorriso. Já o de Campo Novo só executou demandas do próprio município.

Para 2019 os CT´s se manterão abertos para execução de treinamentos demandados por qualquer sindicado do estado, mas intensificará seus atendimentos nos municípios vizinhos.

O CT de Sorriso atenderá também Nova Mutum, Nova Ubiratã, São José do Rio Claro, Sinop, Ipiranga do Norte e Lucas do Rio Verde. Já o de Campo Novo atenderá Sapezal e Brasnorte.

+ Acessados

Veja Também