Mais de 800 mil pessoas continuam deslocadas de Mossul, diz agência da ONU

Redação PH

Redação PH

itália se prepara para eleições em 2018 após presidente dissolver parlamento

Mais de 800 mil pessoas continuam deslocadas de Mossul, diz agência da ONU

A Organização Internacional para Migrações das Nações Unidas (OIM), afirmou que quase 840 mil pessoas continuam deslocadas após a retomada da cidade de Mossul, no Iraque. Segundo equipes da agência da ONU, milhares de corpos continuam soterrados por destroços de casas, prédios e lojas destruídos pelos combates na cidade. Mossul já teve uma população de 1,4 milhão de pessoas e uma história que vem desde, pelo menos, o ano 401 antes de Cristo. A informação é da ONU News.

Desde o início das operações militares para a retomada de Mossul do controle do Estado Islâmico (EI), em outubro do ano passado, o número de deslocados internos na cidade já passou de 1 milhão.

Até o momento, mais de 230 mil pessoas deslocadas por causa da guerra já voltaram para suas casas em Mossul oriental.

O chefe da Missão da OIM no Iraque, Thomas Lothar Weiss, disse que as histórias contadas por civis presos na região e o sofrimento que essas pessoas tiveram de passar servem para lembrar que a "assistência humanitária é vital". Nesse sentido, vale destacar as operações de um hospital montado pela OIM em Mossul onde, desde a sua abertura, em abril, já foram realizadas quase 500 cirurgias e mais de 6,2 mil pessoas receberam tratamento.

+ Acessados

Veja Também