Mais de 700 secretários escolares e assessores pedagógicos são capacitados ao custo-zero

Redação PH

Redação PH

piso salarial dos professores tem reajuste de 6,81%

Mais de 700 secretários escolares e assessores pedagógicos são capacitados ao custo-zero

Mais de 700 secretários escolares e assessores pedagógicos de Mato Grosso concluíram neste mês a Capacitação Online SigEduca, realizada pela Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer (Seduc). Esta foi a primeira vez que a Secretaria conseguiu capacitar simultaneamente servidores de todas as escolas estaduais a um custo-zero, tanto para os servidores quanto para os cofres públicos.

Com a otimização da Capacitação Online da Seduc, a Secretaria reduziu os custos para a formação, ao mesmo tempo em que conseguiu universalizar a oferta de qualificação aos servidores de todas as escolas do Estado.

“Até 2015, tínhamos que realizar essas capacitações de maneira presencial, o que era muito oneroso, improdutivo e inviável, pois precisávamos de uma grande quantidade de servidores para irem aos locais e na maioria das vezes não tínhamos tempo suficiente para realizar a capacitação como gostaríamos”, afirmou Cristiane Alves Pereira, representante da coordenação da equipe de Capacitação.

Por meio de vídeo-aulas, questionários, apostilas e material para estudo totalmente online, 738 gestores concluíram as atividades e puderam receber o certificado online. A Capacitação EAD do Sistema Integrado de Gestão Educacional (SigEduca) também contava com o sistema de tutores e tira-dúvidas online para facilitar todo o processo.

A iniciativa foi comemorada pelos gestores das unidades escolares que, durante o curso, aprenderam a manusear melhor as ferramentas de gestão. Foram realizados cinco módulos sobre Gestão de Estrutura Escolar, Gestão de Planejamento e Orçamento, Gestão de Pessoas, Gestão Educacional e Gerenciamento das Matrizes Curriculares.

Conforme o secretário-adjunto de Políticas de Pessoal de Educação, Édiulen Jesus, além dos gastos com as diárias dos servidores, a Seduc também não conseguia atingir todos os trabalhadores da rede, uma vez que os cursos eram realizados apenas nas 15 cidades-polos. “Nem todas as escolas participavam, pois tinha a questão do deslocamento para as cidades e os gestores precisavam se ausentar muitos dias das escolas”, afirmou.

Nesta segunda-feira (18.09), o secretário de Educação, Marco Marrafon, participou da cerimônia simbólica para a entrega de certificados para os servidores que concluíram o curso. Ele enalteceu o trabalho de qualificação que é um dos pilares para o desenvolvimento da educação estadual.

“É sempre muito bom ver que o nosso trabalho tem dado bons frutos. Temos otimizado os recursos e melhorado os processos; este retorno é gratificante e nos mostra que estamos no caminho certo”, concluiu.

+ Acessados

Veja Também