Mais de 200 próteses dentárias são feitas por mês em Rondonópolis para atender usuários do SUS

Matusalem Teixeira

A Prefeitura está entregando por meio do programa do Governo Federal “Brasil Sorridente”, uma média de 218 próteses dentárias tanto total como parcial removível para usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) em Rondonópolis. A intenção é possibilitar maior qualidade de vida a quem precisa de uma prótese.

Hoje, segundo o coordenador do Departamento de Odontologia do município, Fabrício Amâncio de Oliveira, 27 unidades básicas de saúde contam com equipe de odontologia, que realiza uma triagem das pessoas com necessidade de prótese dentária. Cada unidade básica tem direito a entregar quatro próteses totais e duas próteses parciais removíveis por mês.

As pessoas que já passaram pela triagem são então encaminhadas para um dos quatro centros de saúde – Nossa Senhora do Amparo, São Francisco, Policlínica da Vila Itamaraty e Monte Líbano –  para fazer o procedimento para receber as próteses.

Fabrício explica que entre a moldagem da prótese e a colocação há um prazo de espera que varia de 30 a 40 dias.

A Prefeitura atende toda a população nas 27 unidades básicas de saúde com equipes de odontologia e ainda presta apoio para os indígenas na Casai, para a Apae e para o SAE.