Mais de 10 milhões de imóveis já foram visitados no combate ao Aedes aegypti

Redação PH

Redação PH

mais de 70% dos trabalhadores não se exercitam regularmente

Mais de 10 milhões de imóveis já foram visitados no combate ao Aedes aegypti

Mais de10,9 milhões de domicílios brasileiros já receberamvisitas deagentes de saúde e militares das Forças Armadas na ação de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus. Com isso, foi alcançada a marca de22,2% dos 49,2 milhões de visitas previstas, aponta balanço da Sala Nacional de Coordenação e Controle (SNCC) de Enfrentamento à Microcefalia.Foram registradas, nesta semana, 3,4 milhões a mais de vistorias em relação ao levantamento da semana anterior.

O relatório contabiliza 3.183 municípios visitados, dos 5.570 definidos para serem vistoriados pelas equipes de combate em todo o País. Ao todo, 22 Estados e o Distrito Federal registraram cobertura de visitas domiciliares.

A Paraíba continua com o maior número percentual de imóveis vistoriados: 74,6%. Na sequência, aparecem Piauí (56,99%), Sergipe (47,49%) e Rondônia (46,65%).

São Paulo é o Estado com a maior quantidade de imóveis visitados – 2,6 milhões – o que representa 21,6% de cobertura, seguido do Rio de Janeiro, com 1,9 milhão (38,3%) e Minas Gerais, com 1,2 milhão (24%). Os Estados do Amazonas, Amapá, Rio Grande do Sul e Roraima não enviaram dados relativos às visitas, até o fechamento do balanço, às 10 horas desta quinta-feira (28).

Durante as visitas, foram identificados 355 mil imóveis com focos do mosquito, ou seja, 3,25% do total. Além disso, houve a recusa de acesso a 45.719 imóveis. Houve, ainda, 2,7 milhões de domicílios fechados.

“Esse crescimento do alcance dos domicílios demonstra que está havendo forte comprometimento dos estados e municípios no registro das informações das visitas domiciliares e no combate ao vetor”, destacou o secretário-executivo substituto do Ministério da Saúde, Neilton Oliveira.

Ogoverno federal convocou um esforço nacional para que todas as casas do País sejam visitadas para eliminação dos criadouros. As visitas domiciliares são essenciais para o combate ao mosquito. No contato constante com a população, os agentes de saúde desenvolvem ações com os moradores relativas aos cuidados permanentes para evitar depósitos de água nas residências.

+ Acessados

Veja Também