José Medeiros defende criação de universidade federal em Rondonópolis

Redação PH

Redação PH

josé medeiros defende criação de universidade federal em rondonópolis

José Medeiros defende criação de universidade federal em Rondonópolis

O senador José Medeiros (PPS-MT) defendeu na quarta-feira (25) a criação da Universidade Federal de Rondonópolis, na região sul do Mato Grosso. Em pronunciamento em Plenário, o senador explicou que a região tem participação ativa no desenvolvimento do estado e do país, mas carece de serviços públicos de ponta, como a presença de uma universidade federal.

Medeiros explicou que o projeto de criação da nova universidade surgiu em 2008, por uma iniciativa de alunos e professores do campus de Rondonópolis da Universidade Federal do Mato Grosso. A necessidade de uma instituição de ensino superior autônoma na região pode ser comprovada, disse o senador, a partir dos dados do IBGE. Em 2009, 20.115 estudantes cursaram o ensino médio em Rondonópolis, mas, em 2014, o campus da UFMT ofertou apenas 1.060 vagas, disputadas não apenas pelos estudantes da cidade, mas de toda a região.

— Rondonópolis, apesar de ser uma região de grande dinamismo, ainda não conta com uma universidade federal, uma universidade autônoma, que capacite em larga escala a mão de obra e forme pesquisadores da cultura e da sociedade — argumentou.

Venezuela

José Medeiros também elogiou a posição do Senado Federal de acompanhar a situação na Venezuela, onde foi preso o prefeito de Caracas, Antonio Ledezma, oposicionista ao governo do presidente Nicolás Maduro. O senador classificou como “lamentável” a nota divulgada pelo PT em que apoia o presidente venezuelano.

— A Casa está de parabéns, porque tem repudiado a forma de fazer política desse presidente que cria conspirações a todo momento para justificar o seu regime de terror — afirmou.

+ Acessados

Veja Também