José Domingos indica a criação de ‘Caderneta da Mulher’ para acompanhamento de saúde

Redação PH

Redação PH

'quem nunca atrasou contas?', questiona ministra da agricultura

José Domingos indica a criação de ‘Caderneta da Mulher’ para acompanhamento de saúde

O deputado estadual José Domingos Fraga (PSD)apresentou uma indicação ao governo do estado para instituir a “Caderneta daMulher”, com adoção obrigatória em todo o Sistema Único de Saúde (SUS). A medidaobjetiva o controle e acompanhamento pessoal dos exames de prevenção ao câncer e doenças sexualmente transmissíveis (DST).

De acordo com dados da OMS, anualmente, em pessoas com idades entre 15 e 49 anos, são cerca de 340 milhões de novas infecções por DST curáveis. As mulheres continuam sendo as mais atingidas, pelo fato de que muitas dessas doenças não apresentam sintomas de imediatos.

“Infelizmente as mulheres são as mais acometidas, a exemplo do câncer de colo de útero, que em muitos casos é possível de se prevenir com um simples acompanhamento” justifica Zé Domingos.

Consta na proposta que a “Caderneta da Mulher” funcionará como documento pessoal e intransferível. Conterá dados pessoais da paciente, endereço e irá armazenar todo o histórico de consultas, exames, medicamentos e acompanhamento de tratamentos, facilitando assim a leitura do quadro clínico da paciente.

A indicação rege ainda que as cadernetas sejam distribuídas gratuitamente nas unidades de saúde e sirvam para a formação de um banco de dados destinado a gerenciar e planejar os programas de saúde.

+ Acessados

Veja Também