Jeep mostrará novo SUV médio nacional no Salão de São Paulo

Redação PH

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Jeep mostrará novo SUV médio nacional no Salão de São Paulo

A Jeep encerrou 2015 como uma das 10 marcas que mais emplacaram veículos no Brasil, graças ao SUV compacto Renegade, vice-líder na categoria no acumulado do ano. O resultado, comemorado pela empresa, no entanto, parece não ser suficiente para os planos da montadora no país.
Durante o Salão de Detroit, a empresa confirmou que irá apresentar o novo SUV médio, do porte de Hyundai ix35 e Honda CR-V no Salão de São Paulo, em novembro. A novidade terá estreia global no Salão de Nova York, no final de março.
Além de ser mostrado no salão paulista, a Jeep também irá começar a produção do modelo em Goiana (PE) ainda este ano.
As vendas, no entanto, só devem ter início em 2017. O nome do veículo, que substitui o Compass e o Patriot (este no mercado americano) ainda não foi definido.
Porém, o presidente da Jeep, Mike Manley afirmou para jornalistas americanos durante o Salão de Detroit que o modelo irá se chamar Compass ou Patriot. De acordo com o executivo, a primeira opção tem melhor aceitação fora dos Estados Unidos, enquanto o primeiro é mais forte no mercado local.
Novo motor
O novo SUV, que tem o código de projeto 551, terá duas opções de motores no Brasil. Uma delas é o já conhecido 2.0 turbodiesel, presente no Renegade. São 170 cavalos e tração 4×4.
A outra, no entanto, é uma novidade. Trata-se de um 2.0 flex. Não há informações sobre a potência. O grupo possui um motor 2.0, da família Tiger Shark. De acordo com a Jeep, o novo propulsor não será usado no Renegade.
Ram cresce
Além da Jeep, o grupo FCA tem planos para as outras marcas, Dodge, Chrysler e Ram. Porém, apenas a última teve um lançamento confirmado para este ano. Nas demais, o planejamento de carros novos foi adiado para 2017.
A ideia é tornar a Ram a principal marca de importados no Brasil, devido a maior rentabilidade e competitividade dos produtos diante da concorrência. E o modelo escolhido para aumentar a gama no mercado brasileiro é a picape 1500.
O modelo é uma opção menor do que a 2500, que inclusive exige habilitação na categoria C (caminhões). A 1500 pode ser conduzida por motoristas habilitados na B (carros de passeio).
Com 5,84 metros de comprimento e 3,57 m de entre-eixos, ela seria posicionada pouco acima de picapes grandes nacionais, como a Chevrolet S10, Ford Ranger e Toyota Hilux.
Nos Estados Unidos, ela tem entre as configurações uma opção V6 de 3 litros turbodiesel, que é a mais cotada para desembarcar no país. O preço, de acordo com a apuração do G1, ficaria na casa dos R$ 200 mil, valor que poderia atrair possíveis compradores da Hilux topo de linha, que custa R$ 188 mil.
Dodge Charger SRT Hellcat teve importação adiada ao Brasil (Foto: Divulgação)
Feliz 2017
Se a Ram planeja aumentar a família no país, Dodge e Chrysler manterão a mesma linha de modelos até, pelo menos, o ano que vem. Na primeira, a dupla Charger e Challenger na versão mais esportiva, Hellcat, de 717 cv, teve a chegada ao país adiada.
Já na Chrysler, a chegada da minivan Pacifica, a nova geração da Town & Country, passou de certa para 2016 para provável em 2017. Nos dois casos, o “culpado” é o câmbio desfavorável. Caso o dólar baixe, os planos podem ser retomados.
No caso da Pacifica, há o agravante de que a Town & Country tem uma série de fãs no Brasil, e vem sendo oferecida há anos. A marca não quer perder este vínculo com o público. A empresa também estuda a importação de uma inédita versão híbrida.
Chrysler Pacifica estreia no Salão de Detroit (Foto: REUTERS/Mark Blinch)

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