iPhone 7 e 7 Plus incrementam ações do iOS nos Estados Unidos

Redação PH

Redação PH

robô gigante estilo ‘avatar’ dá primeiros passos na coreia do sul

iPhone 7 e 7 Plus incrementam ações do iOS nos Estados Unidos

Londres, Novembro 9, 2016 – As ações americanas do iOS cresceram 5.2% no terceiro trimestre de 2016, segundo a última pesquisa de venda de smartphones OS da Kantar Worldpanel ComTech. Embora o iOS e o Android tenham crescido na maioria dos países da EU5 – Grã Bretanha, Alemanha, França, Itália e Espanha –, o sistema do Google caiu 3.3 pontos percentuais nos Estados Unidos, de 66.7% para 63.4%, e o da Apple perdeu espaço de 17.5% para 15% na Alemanha e de 18.7% para 14.2% na China urbana.

“Nos EUA, os novos modelos iPhone 7 e o Plus tiveram impacto imediato, se tornaram os smartphones mais vendidos em setembro, correspondentes a 17.1% das vendas”, diz Lauren Guenveur, Diretora de Consumer Insight da Kantar Worldpanel ComTech. A forte saída do iPhone 7, com o 6s mais barato – ele foi o segundo mais vendido de setembro –, contribuíram para o crescimento geral do iOS atingir a marca dos 34.2% nesse terceiro trimestre.

“Apesar das vendas do Samsung Galaxy Note 7, ainda disponível em setembro, a marca registrou um declínio de 36.9% para 33.8% no terceiro trimestre em relação ao ano anterior”, explica Guenveur. A diretora acredita que as vendas nos feriados de fim de ano talvez sejam mais desafiadoras do que o normal para a Samsung, que compete com a Apple durante esse período crucial do ano.

“As consequências do recall do Note 7 podem ter tido um impacto nos números referentes a outros dispositivos similares da marca – principalmente Galaxy S7 and S7 Edge –, porque os consumidores nem sempre entendem a diferença entre os nomes dos modelos”, pontua. Entretanto, os descontos oferecidos nessa época de festas podem contra-atacar qualquer impacto negativo esperado, prediz ela, visto que o principal motor por trás da decisão dos consumidores americanos é um bom negócio no preço do celular, como foi o caso com o Galaxy S6 ano passado.

“Na Grã Bretanha, o iPhone 7 e o Plus foram os mais vendidos em setembro, responsáveis por 15.1% das vendas”, diz Dominic Sunnebo, Diretor de Business Unit na Kantar Worldpanel ComTech Europe. No terceiro trimestre de 2016, o iOS corresponde a 40.6% das vendas de smartphones, um aumento de 2.4 pontos percentuais em relação ao mesmo período do ano passado. “É interessante notar o sucesso contínuo do iPhone SE nas ilhas britânicas, equivalente a 8.5% das vendas do trimestre, comparado a uma fatia de apenas 3.5% nos EUA”, comenta.

“A Grã-Bretanha é o único mercado em que a Samsung teve ganhos, em comparação com o ano passado, e totalizou 30.4% das vendas de smartphones”, adiciona Sunnebo. Na Itália, Huawei substituiu Samsung como líder dos smartphones e se tornou a marca mais vendida com 27.3%, um ganho de 15.2 pontos percentuais, comparado ao terceiro trimestre de 2015. A Samsung foi responsável pelas vendas de 24.7% dos smartphones na Itália, um declínio de seus 40.6%. Na Espanha, Huawei e Samsung estão praticamente empatados, mas a segunda se sobressai com 24.2% versus 23.3%, elucida o diretor.

Na China urbana, o Android representou 85.3% das vendas de smartphones do terceiro trimestre de 2016, a segunda maior ação de todos os tempos nesse mercado. “Oppo continua a ver crescimento significativo. Ganhou 8.2 pontos percentuais no último ano e se tornou o quarto maior fabricante da China urbana com 11.2% das vendas de smartphones. O Oppo R9 superou o iPhone 6s e foi o mais vendido do terceiro trimestre”, observou Tamsin Timpson, Diretor de Strategic Insight na Kantar Worldpanel ComTech Asia.

O iOS caiu para 14.2% das vendas de smartphones no terceiro trimestre de 2016, em relação a 2015. Mas as datas também marcam um retorno de ganhos nas vendas de período a período, de 13.5% em três meses, terminando em agosto. “Com fornecimento restrito do iPhone 7, e particularmente do 7 Plus, essa guinada positiva para a Apple é um bom sinal. Supondo que ele cresça para acompanhar a demanda, a Apple poderá mudar a maré na China urbana”, conclui Timpson.

Para ler uma versão dos dados em HTML ou PDF, acesse:www.kantarworldpanel.com/global/News/-iPhone-7-and-7-Plus-Boost-iOS-Share-in-US

Mais insights estão disponíveis no post de nosso blog, em inglês:www.kantarworldpanel.com/global/News/Smartphones-inthe-USA-A-Two-Year-Retrospective

+ Acessados

Veja Também