Investigadores doam presentes para crianças em escola

Redação PH

Redação PH

procon-mt é contra reajuste de tarifa do transporte urbano

Investigadores doam presentes para crianças em escola

O Dia da Criança será especial para 150 alunos do 1º Ano, da Escola Municipal Aristotelino Alves Praeiro, no bairro 1º de Março, em Cuiabá. Na manhã desta sexta-feira (06.10)criançasde 4 a 9 anos ganharambrinquedos distribuídos por investigadores da Delegacia Especializada de Repressão a Entorpecentes (DRE) e o programa De Cara Limpa Contra as Drogas, da Polícia Judiciária Civil.

A diretora da escola,Marlene da Silva Santos, ressaltou que os alunos são de famílias carentes e que os brinquedos os deixaram mais felizes, tornando a data especial. “Qualquer presente que ganhamjá ficamos felizes”, disse. “Aqui temos poucas condições financeiras e essas atividades são muito bem vindas”, completou.

Além dos brinquedos, os policiais também conversaram com as crianças sobre drogas, orientando os alunos quanto a prevenção e também para as situações reais de quem usa drogas, como a prática de crimes e outros delitos.

O investigador da DRE, Adonis Vieira, que visitou a escola junto com a investigadora Juliana Silvestre, disse que a aproximação com as crianças desmistifica o medo que algumas têm em relação à Polícia e que foi uma experiência diferente do seu dia a dia. “A gente não sai de mãos vazias. A criança percebe que somos amigos, interagem e acabamos quebrando esse ‘tabu’ de medo em relação apolícia”, disse.

O investigador do Núcleo do Idoso da Delegacia da Mulher, Rodrigo Alessandro Andrade Nascimento, que é voluntário nas palestras do De Cara Limpa Contra as Drogas, em linguagem didática voltada ao público infantil, explicou aos alunos as atribuições das diferentes polícias, que compõem o sistema de segurança pública e a importância da participação da família e da escola na segurança de todos. Sua palestra foi voltada para prevenção de riscos relacionados às drogas, além de falar sobre a atividade de polícia.

“As crianças fizeram muitas perguntas, interagimos quando falamos sobre o cigarro, o Narguilé e outras drogas. Vencer o medo. Essa é nossa prevenção de risco”, afirmou.

Após a entrega dos presentes, uma turma de 75 alunos, pela primeira vez, foi visitar o Parque Tia Nair, em um ônibus cedido pela Assembleia Legislativa, por meio do deputado Eduardo Botelho. Na segunda-feira (9), uma segunda turma fará o mesmo passeio.

+ Acessados

Veja Também