Iniciativas comunitárias de prevenção à violência ganham destaque da Polícia Militar

Redação PH

Redação PH

procon-mt é contra reajuste de tarifa do transporte urbano

Iniciativas comunitárias de prevenção à violência ganham destaque da Polícia Militar

Cinco projetos sociais desenvolvidos em diferentes comunidades chegaram à final do 1º Workshop de Prevenção à Criminalidade – Segurança Pública Direito e Responsabilidade de Todos, realizado pela Polícia Militar por meio da Coordenadoria de Polícia Comunitária e Direitos Humanos (CPCDH).

Mais de 30 ações comunitárias foram inscritas nos cinco workshops, um por área de atuação de cada batalhão, realizados no município de Cuiabá. O projeto vencedor de cada região seguiu para o evento final, realizado esta semana.

Os finalistas foram: Karatê Dan, desenvolvido na Base Beira Rio de Polícia Comunitária(área do 1º Batalhão), sob a coordenação do líder comunitário José Wilson de Souza Santos, criado há mais de 10 anos e atende cerca de 100 crianças; Bandi – Dai Música aos Meus Ouvidos, da área do 3º Batalhão, atende cerca de 12º estudantes e funciona dentro da Escola Estadual Dione Augusta, sob a liderança do músico Josemar Augusto Castro; Futebol Conseg Guia, do distrito de Nossa Senhora da Guia(área do 10º BPM), também com pouco mais de 100 crianças e adolescentes e tem como coordenador Jederson Samuel de Jesus; PM Júnior – Só Alegria, do Bairro São João Del Rey (24º BPM), com cerca de 200 crianças, oferece esporte e recreação de segunda à sexta-feira no contraturno escolar, que tem como responsável o soldado PM Filho, e o projeto Karatê Águia, do bairro Pedra 90(24º BPM), que trabalha o combate a evasão escolar por meio do esporte.

O vencedor foi o projeto PM Júnior – Só Alegria. Em segundo e terceiro lugares ficaram o Bandi – Dai Música aos Meus Ouvidos e Futebol Conseg Guia, respectivamente. Esses três receberam troféu e certificado. Todas as ações foram avaliadas e julgadas por uma banca composta por cinco membros. A banca levou em conta a contribuição direta e indireta para a Segurança Pública, os resultados obtidos, visibilidade social (percepção da sociedade) e quantidade de pessoas beneficiadas.

Além desse reconhecimento formal das iniciativas comunitárias na prevenção da violência, entre os meses de outubro e dezembro a PM realizou o 2º Ciclo de Palestras para capacitação de policiais e membros dos Conselhos Comunitários de Segurança. Nessa segundo edição foram ministradas 47 palestras em diferentes regiões de Cuiabá, formando centenas de pessoas que agora passam a vão atuar como multiplicadoras das práticas preventivas.

A coordenadora de Polícia Militar Comunitária, tenente-coronel Rosalina Gomes de Pinho, destacou que as palestras e do concurso entre os projetos visam aproximar, reconhecer e valorizar iniciativas voltadas à prevenção. “As iniciativas comunitárias são essenciais na prevenção à violência e devem ser valorizadas”, avaliou Rosalina.

Também participaram do evento autoridades militares e civis, entre as quais, a coronel Zózima Dias dos Santos, coordenadora de Ações Preventivas da Sesp; o tenente-coronel Arlindo Marques de Souza Filho, coordenador administrativo do gabinete do comandante geral da PM, cel Marcos Vieira da Cunha; e a presidente da Associação de Moradores do Jardim Europa e do Conseg do mesmo bairro, Rosa Barbosa.

+ Acessados

Veja Também