Indicações pleiteiam construção de moradias

Indicações pleiteiam construção de moradias

Indicações pleiteiam construção de moradias

O deputado Adalto de Freitas (Patriota) apresentou duas indicações em plenário nessa quarta-feira (12), referentes à questão habitacional em Mato Grosso.

Daltinho enfatizou o déficit habitacional no estado e a necessidade de garantrir moradias para as famílias carentes, sendo necessário, para isso, a  união de esforços e diretrizes de políticas públicas que culminem em melhoria da qualidade de vida das famílias de baixa renda.

Na primeira indicação, o deputado propôs ao governador do estado, com cópias ao secretário de Cidades, senadores e deputados federais da bancada mato-grossense a necessidade de se promover a construção de unidades habitacionais populares nos municípios que compõem a região do Vale do Araguaia.

A região é compreendida por 33 municípios, com uma população em torno de 350 mil habitantes. Os municípios que compõem são Alto Taquari, Alto Araguaia, Araguainha, Ponte Branca, Ribeirãozinho, Torixoréu, Pontal do Araguaia, Barra do Garças, Araguaiana, General Carneiro, Novo São Joaquim, Campinápolis, Nova Xavantina, Água Boa, Nova Nazaré, Cocalinho, Canarana, Gaúcha do Norte, Querência, Ribeirão Cascalheira, Bom Jesus do Araguaia, Serra Nova Dourada, Novo Santo Antônio, São Félix do Araguaia, Luciara, Alto Boa Vista, Canabrava do Norte, Porto Alegre do Norte, Confresa, Santa Terezinha, Vila Rica, Santa Cruz do Xingu e São José do Xingu.

A região é margeada pelo rio Araguaia, uma das principais bacias hidrográficas do país e conhecida pelas suas belezas naturais. O rio Araguaia, com suas praias de areias claras e grandes cardumes de peixes, atrai turistas de todo o país e do exterior. A economia da região é voltada, principalmente, para a atividade pecuária, com crescimento da prestação de serviços educacionais, de saúde e do turismo, apesar de todo potencial econômico da região, há carência de recursos para atender a demanda de serviços a ser ofertados à população, em especial no que tange ao acesso à moradia para as famílias.

Santa Terezinha – Uma segunda indicação trata da necessidade de realizar parceria com o município de Santa Terezinha objetivando a construção de 300 unidades habitacionais naquela localidade. A solicitação foi feita pelo prefeito de Santa Terezinha, Euclésio José Ferreto, que ressaltou que a demanda já foi solicitada, porém a resposta foi negativa.

“Como não teve uma resposta positiva afirmando que não há disponibilidade financeira para o atendimento do pleito, e que o mesmo fora registrado para programação futura, venho reiterar o importante pleito, em virtude da imprescindibilidade de o governo auxiliar os municípios na solução do problema de déficit habitacional”, explicou.

Bom Jesus do Araguaia – Uma última indicação propõe a necessidade de viabilizar a construção de escola no distrito de Planalto do Araguaia, em Bom Jesus do Araguaia, localizado no entroncamento da BR-158 com a BR-080, nas proximidades do Posto do Arnon, em Bom Jesus do Araguaia.

+ Acessados

Veja Também