Hospitais federais do RJ reduzem espera cirúrgica pela metade

Redação PH

Redação PH

hospitais federais do rj reduzem espera cirúrgica pela metade

Hospitais federais do RJ reduzem espera cirúrgica pela metade

A espera cirúrgica dos seis hospitais do Ministério da Saúde, no Rio de Janeiro, foi reduzida à metade desde janeiro – de 16.924 para 8.465 cirurgias. Dados do primeiro semestre do ano, de acordo com a pasta, indicam que houve 23,2 mil cirurgias de média e alta complexidade, 400,3 mil consultas ambulatoriais e 57,4 mil atendimentos de emergência na rede hospitalar.

A meta é zerar a fila judicializada para cirurgias dos hospitais federais de Ipanema, Cardoso Fontes, Andaraí, Bonsucesso, dos Servidores do Estado e da Lagoa até o fim de outubro.

“São dados relevantes porque a fila é dinâmica, já que, todos os dias, ingressam novos pacientes para cirurgias na rede”, afirma o diretor do Departamento de Gestão Hospitalar do Ministério da Saúde, Marcus Vinicius Dias. “A reestruturação que estamos fazendo nos seis hospitais deve melhorar ainda mais o desempenho cirúrgico e de ocupação de leitos, aproveitamento de insumos, medicamentos e recursos humanos e financeiros.”

Com a reestruturação, é previsto o aumento em 20% do atendimento especializado em oncologia, ortopedia e cardiologia realizado nos seis hospitais – maiores demandas em média e alta complexidade na rede. A medida prevê a especialização de cada uma das unidades hospitalares em determinadas áreas de atuação.

Especialização

Essa especialização das unidades tem como objetivos o aumento do número de procedimentos realizados e a maior qualificação das equipes de profissionais. Setores com baixa produção em uma unidade estão sendo realocados para outra, onde a estrutura existente poderá ser melhor aproveitada pela população.

É prevista a criação de centros de cirurgias ortopédicas de joelho e quadril nos hospitais federais de Ipanema (HFI) e dos Servidores do Estado (HFSE). O HFSE também deve receber um centro ortopédico de cirurgias da coluna. As cirurgias vasculares que ocorrem no HFI devem ser realocadas para o Hospital Federal da Lagoa (HFL).

Para viabilizar a medida, está em andamento o processo de especialização das unidades federais no Rio de Janeiro com a consultoria de profissionais do hospital Sírio-Libanês (SP), por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (Proadi-SUS).

+ Acessados

Veja Também