Horta cultivada por reeducandas beneficiará hospital e crianças

Horta cultivada por reeducandas beneficiará hospital e crianças

Reeducandas da unidade prisional feminina de Nova Xavantina iniciaram neste mês o cultivo de uma horta no município. A atividade integra o projeto ‘Semeando Esperança’, desenvolvido pela unidade em parceria com a Unemat, Prefeitura e o Centro de Formação Espiritual Missionária (Cefem).

A diretora da unidade, Guiomar Silva, explica que a proposta é utilizar o lucro proveniente da comercialização das hortaliças para beneficiar as crianças assistidas pelo Cefem. O excedente da produção será doado ao Hospital Municipal. “Além de qualificar as internas, a atividade contribuirá para o resgate da autoestima, dos valores éticos e morais delas por meio do trabalho digno”, acrescenta a diretora.

Cinco reeducandas participam do projeto. A horta onde elas estão trabalhando, nas dependências do Cefen, estava desativada. O local foi readequado pela unidade para a capacitação e cultivo das hortaliças.

Conforme Guiomar, o desenvolvimento da horta será realizada de acordo com um cronograma. A primeira etapa, que são aulas teóricas, já foi realizada. Agora, as alunas terão aulas práticas de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h. O curso é ministrado pelo servidor da unidade prisional e agrônomo Antônio Silveira Dias, e professores da Unemat, Ary Gertes Carneiro Junior, Rodrigo Anselmo Tarcitamo e Kátia Maria Pacheco.

São liberadas para a atividade as internas que já cumpriram 1/6 da pena e que têm bom comportamento. A liberação é feita mediante autorização da Justiça local. Elas ainda recebem remição da pena, conforme prevê a Lei de Execução Penal que determina que a cada três dias, um dia é descontado na pena recebida.

+ Acessados

Veja Também