Honda e Jeep são únicas a vender mais em 2015 entre marcas maiores

Redação PH

Redação PH

ford focus rs é eleito carro do ano 2017 e conquista prêmio de melhor motor nos eua

Honda e Jeep são únicas a vender mais em 2015 entre marcas maiores

Em um ano de baixa de vendas de carros novos em geral, Honda e Jeep foram as únicas que conseguiram emplacar mais em 2015 do que em 2014, entre as maiores marcas, segundo dados divulgados nesta quarta-feira (6) pela federação dos concessionários, a Fenabrave.
A montadora japonesa, cujo modelo mais "barato" começa em R$ 54.900, vendeu 153.370 veículos em 2015 contra 137.884 no ano anterior, uma alta de 11%. A Honda foi a oitava colocada no ranking de emplacamentos de automóveis e comerciais leves e a sétima no de automóveis.
O ano marcou ainda a estreia da Jeep no ranking, em 10º lugar. A ascensão ocorreu após a fusão da Chrysler com a Fiat e o lançamento, em abril passado, do primeiro produto da marca fabricado no Brasil nesta nova fase: o Renegade.
Até então, a Jeep tinha números muito baixos de vendas, pois apenas importava veículos — a Fenabrave só divulga a soma dos emplacamentos das 20 maiores marcas.
Para se ter uma ideia, o Renegade respondeu por basicamente 94% das vendas da marca em 2015. Os números da associação das montadoras, a Anfavea, que divulgará o balanço do ano passado nesta quinta (7) apontam alta 572% para Jeep, Chrysler e Dodge de janeiro a novembro passado.
Efeito HR-V
O resultado da Honda foi puxado, principalmente, pelo maior rival do Renegade, o SUV HR-V, lançado em março passado.
Mesmo sem ter completado 1 ano de vendas, o modelo conseguiu a liderança no segmento, com 51.155 unidades emplacadas até o fim de dezembro.
Ele compensou a baixa nas vendas de outros modelos da marca como o sedã Civic, que teve 31.241 emplacamentos em 2015 contra 52.254 unidades no ano anterior. O Fit também vendeu menos: 42.476 unidades em 2015 contra 53.684 um ano antes.
Queda nas vendas das líderes
As demais marcas campeãs de vendas nos últimos 2 anos tiveram um volume menor em 2015 em relação ao de 2014.
A Fiat continua liderando o mercado brasileiro tanto em volume quanto em participação de mercado. No entanto, a marca emplacou 439.165 automóveis, picapes e furgões em 2015 contra 698.145 em 2014, uma queda de 37%.
Com a Chevrolet, a General Motors liderou em automóveis e foi a vice-líder considerando também os comerciais leves. Ela emplacou 387.971 veículos em 2015, volume 32% menor do que em 2014.
E a terceira colocada, Volkswagen, vendeu 359.494 carros no ano passado contra 576.626 em 2014, um volume também 37% inferior.
Ainda de acordo com números da Fenabrave, também houve redução no volume de vendas de Ford (-17,7%), Hyundai (-13,7%), Renault (-23,4%), Toyota (-10%) e Nissan (-15,3%), que, com a Jeep, compõem o top 10 do ano.
Participação de mercado
O volume menor de vendas de carros em 2015 foi acompanhado de uma distribuição maior do "bolo" entre as marcas.
A líder Fiat viu sua participação no total das vendas de automóveis e comerciais leves recuar de 20,97% para 17,73%.
Também diminuiu a fatia de GM (15,6%) e a da Volkswagen (14,5%), que compõem o top 3 das marcas que mais emplacam carros no país.
Melhor para as "companheiras" do top 10 Ford, Hyundai, Toyota, Honda, Renault e Nissan, que aumentaram a participação de mercado. Puxada pelo sucesso do Novo Ka, a Ford passou de 9,2% para 10,2%. A Hyundai foi de 7,1% para 8,2%. A Toyota, de 5,8% para 7,1%. A Renault, de 7,1% para 7,3%. A Honda, de 4,1% para 6,1%.E a Nissan, de 2,1% para 2,4%.
VENDAS DE CARROS POR MARCA
automóveis e comerciais leves
2014
2015
Fiat
698.145
439.165
GM
578.739
387.971
Volks
576.926
359.494
Ford
308.141
253.614
Hyundai
237.128
204.664
Renault
237.191
181.563
Toyota
195.427
175.821
Honda
137.884
153.370
Nissan
72.356
61.235
Jeep

41.791
* não fazia parte dos top 20
Fonte:Fenabrave

+ Acessados

Veja Também