Hábitos simples podem ajudar a economizar energia nas férias escolares

Hábitos simples podem ajudar a economizar energia nas férias escolares
Agência Brasil

A segunda semana de janeiro chega ao fim e as férias escolares estão em pleno vapor.  O período, que é tão desejado pelos estudantes, pode significar um aumento no consumo de energia e conta de luz mais alta no fim do mês.

Crianças e adolescentes em casa usam mais ventiladores, ar-condicionado, computadores, videogames, televisão e podem até aumentar o tempo de uso (abre e fecha) da geladeira.

“Os pais precisam ficar atentos e conversar com os filhos sobre como usar a energia elétrica de maneira eficiente, para evitar que o consumo tenha grande variação em relação que vinha sendo registrado”.

“É preciso atenção para alguns eletrodomésticos que consomem mais energia, como o ar-condicionado, e sempre lembrar que apesar de estarmos com bandeira verde em vigor, os hábitos mais econômicos não devem ser deixados de lado”, explica Wesley Alves Batista, gerente de Serviços Comerciais da Energisa Mato Grosso.

Caso não tenha como escapar do ar-condicionado, programe-o para que ele desligue após alcançar a temperatura desejada. Converse com quem estiver no ambiente para que evite deixar portas e janelas do cômodo abertas enquanto ele estiver em uso. Se o dia estiver fresco, opte pelo ventilador.

Outro eletrodoméstico que merece atenção especial dos pais é a geladeira. Quanto mais tempo a geladeira fica aberta enquanto está ligada, maior o gasto de energia.

É preciso que a criança/adolescente saiba o que vai pegar dentro da geladeira antes de abri-la, para evitar que o ar quente entre no interior do eletrodoméstico e force o uso para manter a baixa temperatura. Lembre-se sempre de verificar se a borracha está nova e vedando de forma adequada.

Videogames, computadores e aparelhos de TV devem ser desligados quando não estiverem em uso. No caso do computador, caso não seja possível desligá-lo totalmente, procure ao menos desligar o monitor.

Converse com os pequenos para que evitem deixar mais de um aparelho ligado ao mesmo tempo, como por exemplo, a TV e o computador. Procure aproveitar ao máximo a luz do sol.

Veja mais algumas dicas:

· Quanto mais antigo o aparelho, mais ele consome energia elétrica. Procure comprar sempre os eletrodomésticos com o selo de qualidade Procel, escolhendo aqueles que usam a energia de maneira mais eficiente.

· Incentive as crianças/adolescentes a  sair da rotina dos jogos eletrônicos e buscar brincadeiras mais lúdicas, que trazem mais interação e não usam energia elétrica, como jogos de tabuleiro, pintura, colagem, artes com massinha e produtos recicláveis – e jogos caseiros clássicos – stop, jogos de adivinhação, pular corda, pular elástico, pique-esconde, pega-pega, andar de bicicleta, entre outros.

· Evite deixar os aparelhos em stand by, e sempre que possível tire os equipamentos da tomada. Sempre que deixar um ambiente desligue a luz e faça uso da luz natural abrindo bem janelas e cortinas;

· A geladeira deve ficar longe de locais quentes, próximo de janelas e do fogão. Instale-a no local mais arejado da cozinha ou da copa. Não seque roupas atrás da geladeira e não guarde alimentos quentes. Faça sempre o degelo;

· Aproveitando as altas temperaturas, o chuveiro deve estar na posição “verão” ou “desligado”. Evite banhos demorados e feche a torneira para se ensaboar. Outras dicas que evitam o desperdício são desligar o monitor do computador e programar a proteção de tela quando o equipamento não estiver sendo usado;

· Substitua lâmpadas incandescentes pela fluorescente compacta ou por lâmpadas de led, que são muito mais eficientes e econômicas;

· Junte o máximo de roupas e lavar de uma única vez, otimizando o uso da máquina de lavar; o mesmo vale para passar roupas. Quanto menos aparelhos ligados à tomada, menos consumo de energia. Devemos usar o necessário ao nosso bem estar e, claro, à comodidade que a energia nos oferece.

Para ajudar no uso consciente e seguro da energia elétrica, a Energisa criou um hotsitehttps://superligadaenergia.com.br. Nesse portal é possível simular consumo e conhecer inúmeras dicas.