Grupo propõe mudanças no cronograma de desligamento da TV analógica

Redação PH

Redação PH

consórcio liderado pela japonesa softbank compra fatia do uber

Grupo propõe mudanças no cronograma de desligamento da TV analógica

O Grupo de Implantação do Processo de Distribuição e Digitalização de Canais de TV e RTV (Gired) propôs hoje (19) mudanças no calendário de desligamento da TV analógica para o segundo semestre de 2017. As alterações, que ainda devem passar pela deliberação do ministro de Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações, Gilberto Kassab, preveem o adiamento do desligamento em Fortaleza, Salvador, Belo Horizonte e no interior de São Paulo.

Em Fortaleza e Salvador, a proposta é mudar a data do desligamento de julho para setembro. Para Belo Horizonte, a data deve passar de julho para a segunda semana de novembro e, no interior de São Paulo, o adiamento deverá ser de setembro para a quarta semana de novembro.

Foi mantido o cronograma de desligamento do Recife para o mês de julho, e também do Rio de Janeiro e Vitória, marcado para outubro.

Segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o principal argumento de algumas emissoras de TV para pedir as mudanças de datas e que há problemas técnicos para a instalação de estações de televisão em Belo Horizonte e no interior de São Paulo.

Também existem dificuldades para a produção de kits para adaptação ao novo sinal, compostos por uma antena, um conversor do sinal analógico para o sistema digital e um controle remoto.

As empresas de telecomunicações concordaram com o adiamento, desde que seja mantido o calendário de ativação da tecnologia 4G na faixa de 700 mega-hertz para o próximo ano.

O desligamento do sinal analógico da TV aberta em Goiânia e mais 28 municípios do estado está mantido para o dia 31 de maio.

+ Acessados

Veja Também