Google quer acelerar liberação de carros autônomos em estradas

Redação PH

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Google quer acelerar liberação de carros autônomos em estradas

O líder do programa de carros autônomos do Google pedirá nesta terça-feira (15) que o Congresso dos Estados Unidos dê autoridade aos reguladores de segurança automotiva do país para acelerar a introdução dos carros autônomos em estradas norte-americanas.
Chris Urmson, diretor do programa de carros autônomos do Google, dirá a uma comissão do Senado dos EUA que os parlamentares devem dar autoridade ao Departamento de Transportes para ajudar a colocar veículos totalmente autônomos nas estradas, de acordo com seu depoimento preparado, que foi visto pela Reuters.
Os testes com carros sem motorista naquele país são permitidos em alguns estados, como a Califórnia, mas com restrições, como a de velocidade.
Outros países do mundo realizam testes; nenhum ainda vende carros autônomos.
Sem volante
Na última sexta (11), a maior agência de segurança automotiva dos EUA disse que havia relativamente poucos obstáculos legais para o desenvolvimento de carros autônomos com controle humano, mas há obstáculos potencialmente "significativos" para veículos autônomos que não tenham volante ou acelerador.
A Administração Nacional de Segurança de Tráfego em Rodovias (NHTSA, na sigla em inglês) está trabalhando em novas diretrizes para Estados, legisladores e empresas sobre veículos autônomos que espera divulgar em julho próximo.
Participantes da corrida para os carros autônomos alegam que as regras de segurança estaduais e federais estão impedindo os testes e o eventual desenvolvimento de tais veículos. As montadoras devem cumprir quase 75 padrões de segurança automotiva, muitos dos quais foram escritos sob o pressuposto de que um motorista habilitado controlaria o veículo.
1º acidente causado
Na última semana, o chefe da Administração Nacional de Segurança no Tráfego Rodoviário (NHTSA), Mark Rosekind, disse à Reuters, em um evento sobre segurança rodoviária, que a agência está coletando mais informações para obter um "entendimento mais detalhado do que exatamente aconteceu" no acidente com o carro do Google no último dia 14.
O carro autônomo da empresa já havia sofrido colisões, mas essa foi a primeira vez que o veículo causou uma batida, atingindo a lateral de um ônibus na Califórnia. Foi um acidente em baixa velocidade e houve apenas danos materiais: ninguém se feriu.
A batida aconteceu quando o Lexus RX 450h, que recebe a tecnologia autônoma desenvolvida pelo Google, foi retornar à faixa central da via, após contornar sacos de areia, "acreditando" que o ônibus que estava vindo nessa faixa iria reduzir a velocidade para deixá-lo entrar, o que não ocorreu.
Em um evento na última sexta (11), ao explicar o acidente, Chris Urmson afirmou que a empresa "implementou 3,5 mil novos testes, para assegurar que isso não ocorra novamente", segundo reportagem do site CNET.
Carro sem motorista pertencente ao Google se envolveu em acidente (Foto: Santa Clara Valley Transportation Authority/AP)

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