Ginásio Aecim Tocantins recebe estadual de jiu-jitsu em dezembro

Redação PH

Redação PH

Ginásio Aecim Tocantins recebe estadual de jiu-jitsu em dezembro

A 3ª etapa da 19º edição do Campeonato Mato-grossense de Jiu-jitsu, promovido pela Federação Mato-grossense de Jiu-jitsu e Lutas Associadas (FMTJJLA), ocorrerá nos dias 11, 12 e 13 de dezembro, no Ginásio Poliesportivo Professor Aecim Tocantins, em Cuiabá. Com previsão de participação de 500 lutadores, realização de mais de duas mil lutas e com entrada gratuita para o público. Em que os cuiabanos vão tentar manter o município na liderança por pontos.

O maior pontuador individual da etapa anterior, Guilherme Carvalho, um faixa azul de 15 anos, será um dos destaques da capital. Na fase passada, ele garantiu para a capital medalha de ouro em quatro categorias, no Juvenil Azul Leve, Juvenil Azul Absoluto, Adulto Azul Leve e Adulto Azul Absoluto. Marcando sozinho 36 dos 799 pontos de Cuiabá contra 57 pontos do segundo lugar, Campo Verde. E, segundo ele, os treinos foram intensos para repetir o mesmo desempenho.

“Na fase anterior conquistei o primeiro lugar geral da disputa. Consegui subir no lugar mais alto do pódio quatro vezes. Conquistei medalha de ouro tanto no juvenil quanto no adulto. Sei que nessa última etapa será mais difícil. Pois certamente terão mais atletas competindo e, como é a última do ano, todos vão vir com mais gana por resultados. Mas me preparei adequadamente e acredito que devo manter alguns desses ouros”, desafia Guilherme Carvalho.

Outro lutador cuiabano que vai participar e deve abocanhar medalhas para a capital é Elonízio Silva. Um atleta faixa preta de 38 anos que conquistou ouro em três categorias, Pesadíssimo Master Preta, Absoluto Master Preta e Pesadíssimo Adulto Preta. Ele foi responsável por marcar 30 pontos, o segundo maior pontuador individual. E, segundo Elonízio, a frequência de treinos estável deve manter os êxitos e o domínio cuiabano no placar geral de pontos.

Diferencial

De acordo com o presidente da Federação Mato-grossense de Jiu-jitsu e Lutas Associadas (FMTJJLA), Francisco José Fernandes, mais conhecido como Chicão, um dos diferenciais dos dois lutadores é a busca constante por conhecimento. Segundo ele, ambos participaram da 1ª edição do Treinamento de Capacitação Técnica e Arbitral em Lutas, que ocorreu no mês passado, em outubro, com palestrantes renomados do universo dos esportes e das artes marciais.

“O Guilherme faz jiu-jitsu desde os cinco anos de idade. Praticamente saiu direto do berço para dentro do tatame. O pai e o irmão também lutam. Com todo esse apoio e norral, respirando e assimilando cotidianamente a cultura da modalidade, não deve ter outro resultado se não subir ao pódio. E o Nízio Negão não fica atrás. Apesar de ter começado a lutar quando já era adulto, hoje se tornou um atleta destaque pela dedicação e resiliência”, comenta Chicão.

+ Acessados

Veja Também