Gibi do TCE completa 13 anos e ultrapassa marca de 120 mil impressos

Redação PH

Redação PH

tribunal de contas celebra 63 anos de fundação

Gibi do TCE completa 13 anos e ultrapassa marca de 120 mil impressos

O gibi “Uma lição de Cidadania”, produzido pelo Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), completa 13 anos desde a primeira publicação e ultrapassa a marca de 120 mil impressos. Hoje na sexta edição, ele tem repercussão nacional e internacional, alcançando escolas públicas da Grande Cuiabá, interior do Estado, poderes Legislativos dos municípios, do Estado, da Federação, além de Tribunais de Contas de países como Guiné-Bissau, Cabo Verde, Angola e Timor Leste.

Na publicação, a turma do Juquinha explica ao amigo de forma didática como funciona a instituição de controle externo, a origem dos recursos públicos que provém dos impostos pagos por toda a sociedade e como é feita a prestação de contas à população. São 32 páginas com ilustrações e endereços dos canais de comunicação que o TCE de Mato Grosso disponibiliza para a população, além de um glossário explicando termos como “bens”, “controle” e “fiscalização”.

Conforme a secretária de Articulação Institucional e Desenvolvimento da Cidadania (SAI), Cassyra Vuolo, o motivo da vida longa e da expansão da publicação tem relação direta com o empenho do tribunal em convocar a sociedade para participar do controle social dos bens públicos. “Queremos despertar no aluno a noção de que ele é protagonista da sua história, do controle dos recursos na sua escola, na sua comunidade. A ideia de que ele não deve alimentar uma cultura reclamatória, mas que promova ações, participando ativamente da realidade”, afirmou.

Até 2015, os impressos eram distribuídos às unidades atendidas de modo voluntário. Para os próximos anos, entretanto, as entidades que quiserem utilizar o gibi devem encaminhar à SAI um oficio, explicando de que forma a publicação será vinculada a um projeto desenvolvido dentro da instituição. Segundo a secretária, esta é uma forma de monitorar mais efetivamente os impactos da leitura do gibi na vida de crianças e adolescentes.

Outra novidade para este ano é a utilização do gibi pelos acadêmicos do curso de Serviço Social das universidades privadas Unic e Univag, que, por meio de um Termo de Cooperação Técnica, trabalharão com o projeto Consciência Cidadã nas comunidades escolares, diálogo que será estabelecido com os alunos por meio do gibi. Os acadêmicos em estágio farão pesquisas teóricas e práticas nas escolas indicadas e nas comunidades em que estão inseridas.

O público a ser atendido pelo projeto-piloto será formado pela comunidade escolar (educadores e estudantes do 9º ano) de 10 escolas da rede pública estadual, sendo cinco escolas em Cuiabáe cinco em Várzea Grande. A previsão de execução do projeto é de 18 meses.

De acordo com a secretária, ao longo dos 13 anos, o gibi também foi adequado a uma política de inclusão a jovens com deficiência visual e auditiva. Para tanto, além dos impressos em braile, foram disponibilizados mais de 1.400 DVDs com a história do gibi animada, de forma a abranger um número ainda maior de crianças ou adolescentes e estabelecer um vínculo de informações sobre cidadania com cada um deles.

Tribunal em Contas: Uma Lição de Cidadania6ª EdiçãoEsta história em quadrinhos foi desenvolvida com o objetivo de estimular nos estudantes a vivência de valores fundamentais para o exercício da cidadania e do controle social. Além disso, a obra esclarece de forma didática o funcionamento do Tribunal de Contas.ACESSE A PUBLICAÇÃO ONLINE

+ Acessados

Veja Também