Ford anuncia Fiesta com motor 1.0 turbo, de 3 cilindros e 125 cv

Redação PH

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Ford anuncia Fiesta com motor 1.0 turbo, de 3 cilindros e 125 cv

A Ford anunciou nesta quarta-feira (25) a estreia do motor 1.0 Ecoboost no Brasil. Com 3 cilindros e turbocompressor, o propulsor desenvolverá 125 cavalos de potência, com gasolina -ele não chegará como flex. Será, assim, o 1.0 turbo mais potente à venda no país, superando os 105 cv do Volkswagen Up! TSI e do Hyundai HB20 Turbo, ambos flex.
O motor equipará, inicialmente, uma versão do New Fiesta com câmbio automatizado Powershift, que atualmente é combinada com motor Sigma de 4 cilindros e 128 cv. A montadora não confirma, mas deverá ser a topo de linha, Titanium, que foi flagrada em testes com o novo propulsor.
Segundo a montadora, o EcoBoost pode ser até 20% mais econômico e reduz em até 15% as emissões de gás carbônico.
O Fiesta com o novo motor chega às lojas em julho. A montadora não informou os preços. Atualmente, a versão Titanium, com motor 1.6, parte de R$ 69.490.
Efeito turbo
A Ford diz que o Sigma 1.6 e o novo 1.0 Ecoboost possuem potência semelhante, mas o turbo acelera de 0 a 100 km/h em 9,6 segundos, contra 12,1 segundos do 1.6 (sempre equipado com câmbio automatizado).
A potência máxima é atingida em 6.000 rotações (rpm). O torque máximo é de 17,33 kgfm entre 1.400 e 4.500 rpm.
A montadora diz que o torque demora apenas 1,5 segundo para sair de 50% e chegar até 90%, a 1.500 rpm, ou seja, este é o tempo que o turbo leva para entrar em ação, o chamado “turbo lag”. O turbocompressor trabalha com pressões de até 1.5 bar na saída e rotações de até 248.000 rpm, quando exigido.
Mais moderno
Os ganhos de eficiência do novo propulsor são possíveis graças à ajuda do turbo, mas também por tecnologias como injeção direta de combustível e comando de válvulas variáveis.
Fabricado na Romênia, o motor 1.0 é o mesmo que equipa o Fiesta e o Focus na América do Norte. Na Europa, ele aparece em carros maiores, como EcoSport, B-Max, C-Max, e até em vans comerciais como a Transit Courier.
No Brasil, até então, os avanços do Ecoboost só estavam disponíveis no alto da gama da Ford, equipando o Fusion 2.0. Há a expectativa de que o EcoSport brasileiro também adote esse propulsor.
A 'onda' do 3 cilindros
Com a novidade, o Fiesta engrossa a lista de modelos com motor de 3 cilindros. A "onda" começou em carros mais básicos: na Ford, o Novo Ka tem esse propulsor, aspirado (sem turbo), com 85 cv.
A lista inclui ainda Hyundai HB20, com versão aspirada e outra 1.0 com turbo, Volkswagen Up! –que também tem uma versão 1.0 com turbo, a TSI –, Volkswagen Gol, Peugeot 208 e, em breve, Citroën C3. Há a expectativa de que a Fiat lance seu 3 cilindros no ano que vem, primeiro no Uno e depois no Mobi.
Os novos motores de 3 cilindros são apostas das montadoras não só por serem mais leves, mas mais eficientes: veja em detalhes o que eles têm de diferente. Mesmo menores que os 4 cilindros, eles conseguem desempenho semelhante pelo emprego de tecnologias modernas, entre elas o turbo. É o chamado "downsizing". Desta forma, eles atendem às demandas por menos emissão de poluentes e maior economia de combustível.

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