Fiscais flagram 138 adolescentes em trabalho irregular em 7 cidades de MT

Redação PH

Redação PH

Fiscais flagram 138 adolescentes em trabalho irregular em 7 cidades de MT

Ao menos 138 casos de jovens e adolescentes, entre 16 e 17 anos, em trabalho irregular foram registrados em Mato Grosso pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Os dados se referem a janeiro a junho deste ano e as irregularidades compreendem desde circunstâncias relacionadas à informalidade, até jovens mantidos em trabalhos perigosos, com risco à vida e à saúde.

O levantamento faz com que o estado seja o 7º em número de ocorrências no país e a maioria dos casos está concentrado em Cuiabá. Auditores fiscais da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego de Mato Grosso (SRTE-MT) identificaram 104 menores, entre 16 e 17 anos, na capital mato-grossense, em situação irregular no mercado de trabalho.

Também foram localizados mais 22 jovens e adolescentes, nas mesmas condições, no município de Rondonópolis, a 218 km de Cuiabá. Em Várzea Grande, região metropolitana da capital, foram 5 casos; em Tangará da Serra, três registros; na cidade de Pontes e Lacerda, os fiscais retiraram dois adolescentes das funções, Primavera do Leste, uma irregularidade foi encontrada, como também uma no município de Colniza.

De acordo com o órgão fiscalizador, há casos em que os menores são retirados do trabalho irregular e também situações em que ocorrem apenas a adequação da função dos adolescentes. Os fatos foram flagrados em bares, restaurantes, empresas de diversas áreas.

O Ministério do Trabalho e Emprego revela que, nos primeiros seis meses de 2015, 4.210 adolescentes no país estavam na informalidade ou em trabalhos perigosos. Desses, 907 ocorrências foram no Rio de Janeiro, que lidera o ranking nacional, seguido de Minas Gerais (844) e Paraná (654). Segundo o MTE, a legislação permite que um adolescente a partir dos 14 anos esteja empregado, desde que ele comprove a frequência escolar e que seja contratado na condição de aprendiz.

+ Acessados

Veja Também