Finanças: é preciso mudar modelo mental para realizar sonhos

Redação PH

Redação PH

crise econômica pode trazer oportunidades de investimento, avalia especialista

Finanças: é preciso mudar modelo mental para realizar sonhos

Com crise ou não, é preciso que o brasileiro mude seu "modelo mental" ao lidar com as finanças e assim conseguir viver melhor e realizar seus sonhos. A tese é defendida pelo educador financeiro Reinaldo Domingos, do Dsop, que ressalta a importância da família para o sucesso.

"O problema é que a maior parte das famílias foi condicionada a um sistema de ganha e gasta. Se sobrar, faz. Esse modelo está falido", alerta. “Você precisa pensar assim: vim ao mundo para realizar muitos desejos na minha vida, entre eles me manter vivo – com a qualidade de vida de comer, vestir, passear – e também fazer algumas coisas a mais.“

O especialista ensina que é sempre preciso reservar uma parte do dinheiro. "A ordem deve ser primeiro ganho, depois já vou tirar esse dinheiro para os meu sonhos, propósito de vida, objetivos: passear, viajar, aposentadoria, comprar o primeiro carro”, explica. "O que vai fazer a pessoa mudar é quando ela focar naquilo que ela deseja."

Para Domingos, a família tem uma relação fundamental no processo, inclusive para ensinar os filhos a poupar para realizar seus desejos.

"Posso mobilizar as crianças. Filha, você quer ir pra Disney? Então nós vamos economizar em água, energia, telefone. Quando ela estiver muito tempo no banho, por exemplo, bato na porta e digo: olha a Disney! Isso serve para educar os adultos também", afirma o especialista em finanças, autor do livro "Mesada Não É Só Dinheiro".

“A relação família é a única célula que precisa ser fortalecida nesta crise, porque não adianta reclamar que a Selic está em 14,25%, o dólar subiu, se você não começar na sua casa”, finaliza.

+ Acessados

Veja Também