Filhote de onça brinca com bicho de pelúcia e encanta tratadores em MT

Redação PH

Redação PH

| guiratinga | prefeitura amplia distribuição de água no distrito do alcantilado

Filhote de onça brinca com bicho de pelúcia e encanta tratadores em MT

Um filhote de onça, batizado de 'Dingo', tem encantado os cuidadores do cativeiro onde ela está vivendo em Cuiabá desde a semana passada. Ele foi encontrado em uma fazenda em Novo Mundo, a 785 km de Cuiabá, sem a mãe. Porém, a expectativa dos policiais ambientais é adaptá-la ao mundo silvestre para que mais tarde ele possa retornar à natureza.

O filhote foi encontrado por um fazendeiro há dois meses, quando tinha pouco mais de 10 dias de vida. Antes de ser levada para o Batalhão Ambiental, ela estava sendo criada como um gato doméstico, mas começou a crescer e o fazendeiro percebeu que era realmente uma onça e que iria ficar maior ainda, como explicou o major da Polícia Ambiental Cleverson Leite de Almeida.

Ela se alimenta de carnes e leite. Na hora da refeição, ele não gosta que ninguém se aproxime, Todos os dias de manhã e no fim da tarde, Dingo recebe frango. As galinhas são colocadas vivas ao alcance dela, pois, como é um animal silvestre, precisa aprender a caçar, para um dia voltar a viver no seu habitat natural.

Onça macho tem dois meses e é dócil. (Foto: Reprodução/ TVCA)

Depois de alimentado, Dingo age como se fosse um bebê e brinca com um bicho de pelúcia que ganhou dos policiais, como mostra uma reportagem feita pela TV Centro América. Os tratadores acreditam que ele tenha sido resgatado pelo fazendeiro depois que ficou órfão.

O processo para retornar à floresta pode ser demorado. Dingo vai mamar até os seis meses, e só deve ser solto quando tiver um ano e meio mais ou menos, segundo o sargento José Ronoaldo Ferreira, gerente de Fauna da Secretaria de Meio Ambiente do Estado (Sema). "Se não conseguirmos reinseri-la, pode ter que viver em cativeiro para sempre", afirmou.

Quem encontrar animais silvestres, como foi o caso da oncinha, deve ligar para os órgãos de segurança e também comunicar a Secretaria de Estado de Meio Ambiente para que seja feito o resgate do animal.

Filhote de onça-pintada foi resgatado em MT (Foto: Lucas Ninno/GCom)

+ Acessados

Veja Também