Fávaro ressalta a importância do setor madeireiro e diz que empresários não podem sofrer preconceito

Redação PH

Redação PH

fávaro ressalta a importância do setor madeireiro e diz que empresários não podem sofrer preconceito

Fávaro ressalta a importância do setor madeireiro e diz que empresários não podem sofrer preconceito

O vice-governador Carlos Fávaro participou, na noite desta sexta-feira (15), do evento em comemoração aos 20 anos de fundação do Sindicato das Indústrias Madeireiras do Médio Norte do Estado (Sindinorte), em São José do Rio Claro (315 km de Cuiabá). Durante a solenidade, Fávaro destacou que o setor madeireiro gera mais de 100 mil empregos diretos e representa a quarta maior economia do estado.

Segundo ele, apesar dessa importância e de a maioria dos empresários agir dentro da legalidade, o setor ainda sofre muito preconceito. "Superar esse prejulgamento é uma luta diária que também enfrento desde que assumi a gestão da Secretaria de Meio Ambiente (Sema), já que sou agricultor de origem. Os empresários da base florestal que atuam de forma correta merecem todo o respeito e dignidade pelo trabalho que realizam", afirmou

Fávaro ressaltou, ainda, que desde o início, o principal desafio frente à Sema, foi aliar legalidade com agilidade. "Somente no primeiro semestre deste ano, foram finalizados 4.224 processos, o que representa um aumento de 107,5% comparado ao mesmo período de 2015. Na Superintendência de Gestão Florestal ?,? por exemplo, houve um aumento de 131% na emissão de títulos. Estamos nos empenhando muito para conseguir resultados efetivos".

Em seu discurso, o presidente do Sindinorte, Claudinei Freitas, reconheceu a atuação do vice-governador no comando da pasta de meio ambiente. "O Fávaro se mostrou um dos melhores secretários que já passou por todos os governos. Parabenizo pela competência, profissionalismo e seriedade com que tem atuado na Sema. Nós, do setor madeireiro sabemos o quanto é importante agir dentro da legalidade e de forma sustentável", disse ele. O Sindinorte ?possui 37 empresas associadas que estão sediadas nos municípios de São José do Rio Claro, Tapurah, Nova Maringá e Itanhangá.

O secretário de Desenvolvimento Econômico Carlos Avalone, que também participou do evento, informou que, em breve, o governo terá tr ês projetos importantes para o setor madeireiro. "Um d ?eles é relacionado a certificação da madeira, outro trata do Imposto de Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) da tora e um sobre compensados", explicou. ?Avalone também mencionou a realização do 1º Florestal Tech, evento que será promovido nos dias 18, 19 e 20 de outubro, em Cuiabá, sobre negócios da base florestal.

Também participaram do evento os prefeitos de São José do Rio Claro e Nova Maringá, Waldomiro Lachovicz e João Braga, respectivamente, o vice-presidente da Federação das Indústrias de MT (Fiemt), João Baldasso, o presidente do Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira do Estado (Cipem), Rafael Mason, entre outras autoridades.

+ Acessados

Veja Também