Facebook tem lucro maior no 2º trimestre, mas alerta para queda de receita

Facebook bloqueou mais de 1 bilhão de contas falsas
Apec Peru

Facebook tem lucro maior no 2º trimestre, mas alerta para queda de receita

O Facebook registrou um lucro líquido 31% maior no segundo trimestre, de US$ 5,1 bilhões, enquanto a receita subiu 42%, para US$ 13,2 bilhões.

Por outro lado, a gigante da internet alertou para a desaceleração no crescimento de suas receitas no 2º semestre.

A companhia afirmou que as despesas vão crescer mais rápido que o faturamento no próximo ano, o que fez as ações da rede social recuarem 19% diante de preocupações sobre o impacto de questões relacionadas à privacidade dos usuários sobre seus negócios.

A companhia alertou os investidores para esperarem um grande crescimento nos custos por causa de esforços para resolver preocupações em torno de questões de privacidade dos usuários e para melhor monitoramento sobre o que os usuários publicam na rede social.

As despesas totais no segundo trimestre subiram para US$ 7,4 bilhões, um crescimento de 50% sobre um ano antes.

Entrada de usuários desacelera

O crescimento de novos usuários ativos do principal aplicativo do Facebook desacelerou para 11% no segundo trimestre, ante 13% no primeiro trimestre.

“Nossas taxas de crescimento de receitas totais vai continuar a desacelerar no segundo semestre e esperamos que a taxa de expansão de nosso faturamento caia para um dígito alto no terceiro e quarto trimestres”, disse o vice-presidente financeiro da rede social, David Wehner.

A receita do Facebook cresceu no ritmo mais lento em quase três anos, avançando 14% sobre um ano antes, para US$ 13,2 bilhões no segundo trimestre.

A companhia publicou lucro de US$ 5,1 bilhões no período, ou 1,74 dólar por ação, praticamente em linha com estimativas de analistas, segundo dados da Thomson Reuters I/B/E/S. A margem operacional caiu de 47% para 44%.

O crescimento nos usuários diários do Facebook caiu em seis trimestres consecutivos, atingindo 1,47 bilhão no segundo trimestre ante 1,23 bilhão no final de 2016.

Instagram, Whatsapp e Messenger

Enquanto isso, o Instagram avançou para 1 bilhão de usuários mensais ante 600 milhões no final de 2016.

Já os dois aplicativos de mensagens do Facebook, WhatsApp e Messenger, tiveram cada um mais de 1 bilhão de usuários mensais no segundo trimestre.

Cerca de 2,5 bilhões de pessoas usam pelo menos um dos aplicativos da companhia a cada mês, informaram executivos do Facebook a analistas.

O Instagram deverá ser responsável por 18% da receita do Facebook este ano e 23 por cento em 2019, segundo a empresa de pesquisa de mercado EMarketer.

+ Acessados

Veja Também