Exposição sobre a Matemática surpreende público em Cáceres

Redação PH

Redação PH

piso salarial dos professores tem reajuste de 6,81%

Exposição sobre a Matemática surpreende público em Cáceres

“É proibido não tocar!”, esta foi a advertência que Igor Carvalho, um menino de apenas seis anos, recebeu ao entrar no evento Jogos, exposições e outras coisas sobre a Matemática, realizado desta quinta-feiraaté sábado (26 a 28/10), no Sicmatur, em Cáceres.O aviso faz sentido, já que é impossível para crianças, jovens e adultos segurara curiosidade e a vontade de interagir, pegar, fazer desafios e perguntas sobre os mais de 70 experimentos matemáticos.

Logo na entrada, os visitantes são recebidos por painéis de ilustres matemáticos da história, como Nicolau Copérnico (1473-1543), Galileu Galilei(1564-1642), Pierre de Fermat (1601-1665) e Leonhard Euler(1707-1783).

A intenção é mostrar que a Matemática é feita por grandes cientistas, mas também por pessoas comuns, e pode ser aplicada em lugares bem cotidianos. “A exposição é para quem gosta de Matemática e para pessoas que pensam que não sabem nada sobre essa área do conhecimento”, disse um dos organizadores do evento, Marcos Francisco Borges, docente do departamento de Matemática da Unemat.

Os experimentos destinam-se, principalmente, para estudantes, mas é aberto ao público em geral. Este evento consiste em um conjunto de módulos que revelam aspectos intuitivos e visuais da ciência. “A Matemática parece muito abstrata. Ao trazermos essa disciplina para o dia-a-dia, os visitantes descobrem que ela está em tudo, podendo ser uma fonte de jogos no prazer e na estética que lhe são intrínsecas”, explicou Borges.

Entre as atrações mais concorridas, um robô, a demonstração do cálculo de perímetro, o ábaco, painel de números e os óculos 3D. Mais de 20 estudantes de Matemática da Unemat atuam como monitores. “Mais do que entender, os jovens podem compreender as aplicações da Matemática, e como as fórmulas funcionam”, explica o universitário Elias Pereira, enquanto demonstra um experimento denominado Tabuleiro de Galton.

A expectativa é que mais de 2.000 pessoas visitem o local até sábado, sempre das 09h às 21, na Sicmatur. Os Jogos, exposições e outras coisas sobre a Matemática já foram montados em São José dos Quatro Marcos (24/10) e Mirassol D’Oeste (25/10), com ampla participação de estudantes de escolas públicas e particulares.

Realização-“Jogos, exposições e outras coisas sobre Matemática” é promovido pela Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e secretarias municipais das prefeituras de Cáceres, Mirassol D’Oeste e São José dos Quatro Marcos.

Outras informações: [email protected]

+ Acessados

Veja Também