Ex-governador tentou apoio de Temer para tirar mulher da prisão, diz MP-MT

Redação PH

Redação PH

| guiratinga | prefeitura amplia distribuição de água no distrito do alcantilado

Ex-governador tentou apoio de Temer para tirar mulher da prisão, diz MP-MT

Ligações telefônicas revelam uma suposta tentativa do ex-governador de Mato Grosso, Silval Barbosa (PMDB), preso desde quinta-feira (17) acusado de chefiar quadrilha que cometeu fraudes na concessão de benefícios fiscais no estado, de conseguir apoio do vice-presidente da Repúlica, Michel Temer (PMDB), para tirar a mulher dele, Roseli Barbosa, da cadeia. As gravações foram autorizadas pela Justiça.

Pelas gravações não é possível garantir que Silval Barbosa teve um encontro com o vice-presidente da República, Michel Temer, mas o Ministério Público do Estado (MPE) diz acreditar que sim, ou que esse encontro tenha sido com alguém com muita influência na Justiça.

Em nota, a assessoria da vice-presidência disse que Barbosa entrou em contato com o gabinete, mas que Temer não pode atendê-lo, por isso não soube qual seria o assunto. Ainda segundo a assessoria, Barbosa teria citado o nome da ex-primeira-dama de Mato Grosso, mas não informou o que seria tratado.

As ligações começaram quatro dias depois da prisão de Roseli Barbosa. A defesa não havia conseguido habeas corpus na Justiça estadual e, numa conversa com um advogado, o ex-governador diz que a solução era tentar resolver na capital federal.

Mais tarde, Barbosa fala com outro advogado, que responde que eles teriam que ver se, em Brasília, conseguiriam "sair um pouco desse clima daqui" para conseguirem habeas corpus. Na sequência, o advogado diz que se o HC não sair no STJ (Superior Tribunal de Justiça), eles teriam que tentar no Supremo Tribunal Federal.

No dia seguinte, já em Brasília, Silval recebe uma ligação. Seria de Nara de Deus Vieira, chefe de gabinete do vice-presidente da República, Michel Temer. Nara pergunta "qual o nome dela", e Barbosa responde: "É Roseli de Fátima Meira Barbosa". Nara então diz que eles se falariam novamente no dia seguinte.

Porém, minutos depois, Barbosa volta a receber ligação que seria da chefe de gabinete, que diz que Barbosa poderia ir naquele momento até lá que ela iria colocá-lo para "falar com ele" (Michel Temer).

No dia seguinte à essa última gravação, a ex-primeira dama conseguiu o habeas corpus com o ministro Reynaldo Soares da Fonseca, do STJ.

Prisão

Roseli Barbosa foi presa no dia 20 de agosto, acusada de ter montado um esquema que desviou cerca R$ 8 milhões da Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social de Mato Grosso, entre 2011 e 2014, quando ela ocupou o cargo de titular da pasta. Ela ficou uma semana presa no Batalhão do Corpo de Bombeiros, em Cuiabá.

Advogado

O escritório de advocacia que atende Silval Barbosa disse que não vai se pronunciar sobre o caso porque ainda não teve acesso aos áudios.

+ Acessados

Veja Também