Evento no Teatro Zulmira Canavarros discute mercado, inovação e tecnologia de florestas

Redação PH

Redação PH

consumo das festas de final de ano aumentam a produção de resíduos na capital

Evento no Teatro Zulmira Canavarros discute mercado, inovação e tecnologia de florestas

Sob a regência da professora Terezinha Prada, o Conjunto de Violões da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) apresentou música instrumental aos participantes do 11º Encontro de Reflorestadores do Estado de Mato Grosso – Florestar 2015, que acontece hoje (23) e nesta quinta-feira (24), no Teatro do Cerrado Zulmira Canavarros. O evento é promovido pela Associação dos Reflorestadores do Estado de Mato Grosso (Areflorestar).

Este ano, o tema central é “Mercado, inovação e tecnologia de florestas plantadas” e conta com a participação de diversos palestrantes de renome nacional e amplo conhecimento do setor, além de painéis e oficinas técnicas (confira programação abaixo). Nesta edição também tem destaque a participação dos setores de arquitetura, engenharia e movelaria – a fim de agregar valor à madeira de reflorestamento.

Fundada em 2003, a entidade congrega 30 empresas que atuam no segmento de floresta plantada, além de pessoas físicas, a maioria produtores rurais que também fazem reflorestamento em suas propriedades.

A Associação dos Reflorestadores atua no fomento do setor, participa da elaboração de políticas públicas e ainda desenvolve – em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), a UFMT e a Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) – projetos de pesquisa com fins a desenvolvimento tecnológico, melhoramento genético, estudo de clima e solo para aumentar a produtividade das florestas plantadas. A entidade também participa de câmaras e fóruns diversos, entre eles, em Mato Grosso, a Câmara de Crédito Rural ligada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec); a Câmara Técnica Florestal e o Fórum de Mudanças Climáticas, ambos vinculados à Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) e ainda os Programas ABC (Agricultura de Baixo Carbono), ligados à Secretaria de Agricultura Familiar (Seaf) e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) – no Ministério, a Areflorestar também compõe a Câmara Setorial de Florestas Plantadas.

CONJUNTO DE VIOLÕES

O Conjunto de Violões da UFMT, que fez a abertura musical do Florestar 2015, foi idealizado há oito anos pela professora Terezinha Prada, do Departamento de Música da instituição, que ainda hoje é a regente do grupo, formado atualmente pelos violonistas Hoberdan Peno, Willian Agnelo, Thiago Augusto, Álvaro Luís, Joelo Amorim, Danie Ferreira e Daniel Santos. Eles interpretaram três tangos do compositor uruguaio Homero Perera, o baião “Mourão”, de Guerra Peixe, a catira paulista “Cateretê”, de J. Queiroz, além de um clássico dos Beatles, “Eleanor Rigby”. E mais um flamenco, “Espanhola”, da compositora – e professora – Cristina Tourinho.

O Conjunto de Violões volta a se apresentar às 19 horas do dia 25 de outubro, no Centro Cultural da UFMT, por ocasião da abertura da Semana de Biologia. Vale conferir.

FLORESTAR 2015 – PROGRAMAÇÃO DO EVENTO

23/09/2015 (Quarta-feira)

Primeiro Painel:Políticas Públicas de Desenvolvimento Florestal -Apresentação institucional e debate

07:00 – 08:00 Credenciamento
08:00 – 08:30 Abertura
08:30 – 09:30 Apresentação Institucional
09:30 – 10:00 Coffee

Segundo Painel:Comércio de Biomassa – Somente temas técnicos.

10hs Palestra 01 – Glauber Silveira:Importância da biomassa na economia e desenvolvimento do estado

11hs Palestra 02 -Vital Nogueira:Cogeração de energia a partir de biomassa (Cavaco de madeira/outros) em plantas autonomas de etanol de milho.

Terceiro Painel: Comércio de Madeiras sólidas Colaborações e Sugestões

13h30min Palestra 03- Lucas Maceno:Construções sustentáveis e indutrializadas: o Case da Tecverde

14h30min Palestra 04 – Humberto Túfolo:Aspectos técnicos no tratamento da madeira

15h30min Coffee-break

16hs Palestra 05 -Sylvio Coutinho:A madeira de teca no mercado doméstico

17hs Palestra 06 – Ricardo Caruana:Madeira não vira papel, Madeira não vira fumaça, Madeira vira Casa!

24/09/2015 (quinta-feira)

DIA DE OFICINAS: TEMAS TÉCNICOS

10hs Oficina 01:Tendências da tecnologia da produção florestal de eucalipto

10h30min Oficina02:Tendênciasda tecnologia da produção de Teca

14hs:José Juarezcom Tendênciasda tecnologia da produção florestal deoutras espécies comerciais

Marcelo Wiecheteckcom o tema Programa de Desenvolvimento Florestal Sustentável (PDFS-MT)

Camila Soares Bragacom o tema Programa Mais Árvores

15h30min Coffee-break

16hs Palestra 07 – Sérgio Marangoni:Desmistificando o mercado internacional e as fontes de financiamento

17hs Palestra 08 -Marina Viotto:Manejo e Controle de Formigas Cortadeiras

+ Acessados

Veja Também