EUA: protestos a favor de estudantes em situação ilegal têm vários detidos

Redação PH

Redação PH

retórica de trump é xenofóbica, e não populista, afirma obama

EUA: protestos a favor de estudantes em situação ilegal têm vários detidos

Uma dúzia de jovens foi detida nas universidades do estado americano da Geórgia, quando protestavam contra uma decisão da Suprema Corte local que afeta estudantes em condição irregular – informaram autoridades e manifestantes nesta terça-feira.

Oito pessoas foram presas hoje na Universidade do Estado da Geórgia, nesta terça-feira, quando se negaram a abandonar um edifício ocupado por dezenas de manifestantes desde a noite anterior, relatou a instituição em um comunicado.

"A polícia da universidade pediu aos manifestantes que saíssem do prédio, e a maioria fez isso. Os oito detidos haviam-se negado", explicou a nota.

Essas pessoas serão acusadas por invasão de propriedade, indicou a Polícia.

O protesto fazia parte de manifestações em diferentes centros universitários desse estado americano. Ontem, a Suprema Corte estadual negou aos imigrantes em situação ilegal a possibilidade de pagarem matrículas reduzidas, como já fazem os residentes regularizados do estado.

Para conseguir o benefício, os estudantes devem apresentar uma prova de residência legal.

Cerca de 100 pessoas protestaram em pelo menos três universidades do estado, segundo a organização Freedom University, que organizou os atos.

Na Universidade da Geórgia, seis pessoas foram detidas na noite de segunda-feira, mas acabaram liberadas em seguida, indicou a organização.

"Queríamos mostrar que os estudantes sem documentos podem ter um lugar nas instituições de Ensino Superior da Geórgia", disse Ashley Rivas-Triana, porta-voz da Freedom University, ao jornal Atlanta Journal Constitution.

+ Acessados

Veja Também