Esquadrilha da Fumaça será atração no Dia da Independência

Redação PH

Redação PH

esquadrilha da fumaça será atração no dia da independência

Esquadrilha da Fumaça será atração no Dia da Independência

A participação da Força Aérea Brasileira no desfile cívico-militar da Semana da Pátria, em Brasília (DF), será na avenida e no céu. O evento acontece na próxima quinta-feira (7), a partir das 9h, na Esplanada dos Ministérios.
No desfile aéreo, serão vistas aeronaves que atuam nas tarefas de defesa do espaço aéreo brasileiro, como os caças F-5M e A-29 Super Tucano, e aeronaves C-97 Brasília e U-35 Learjet, além dos helicópteros A-H2 Sabre e VH-34 Super Puma.
Em terra, homens e mulheres da FAB desfilarão em seis grupamentos, incluindo os cadetes da Academia da Força Aérea, que vem de Pirassununga (SP) para participar do evento; e a Companhia de Cerimonial Santos Dumont, formada por soldados que servem à Força Aérea e fazem parte da guarda de honra do Comando da Aeronáutica, participando de solenidades especiais em Brasília.
Para encerrar o desfile do dia 7 de setembro, a Esquadrilha da Fumaça realiza uma demonstração cheia de manobras que vão surpreender o público na Esplanada dos Ministérios e arredores.
Histórico
A Esquadrilha da Fumaça teve início quando jovens instrutores de voo da antiga Escola de Aeronáutica, no Rio de Janeiro, começaram a treinar acrobacias em grupo. O intuito era incentivar os cadetes a confiarem em suas aptidões e na segurança das aeronaves utilizadas na instrução, motivando-os para a pilotagem militar.
Em 14 de maio de 1952, veio a primeira demonstração oficial do grupo. No ano seguinte, foi acrescentado às aeronaves um tanque de óleo exclusivo para a produção de fumaça, para que o público pudesse visualizar melhor as manobras. A equipe foi, a partir daí, batizada de Esquadrilha da Fumaça. A primeira escrita foi a sigla "FAB", nos céus da praia de Copacabana.
Em 1955, a Esquadrilha passou a ter cinco aviões de uso exclusivo, com distintivo e pintura próprios, passou a receber cada vez mais pedidos de demonstração, aumentou o número de manobras e se popularizou no Brasil e no exterior.

+ Acessados

Veja Também