Escritório Regional de Saúde promove capacitação em Saúde Mental no Teles Pires

Assessoria SES/MT

Escritório Regional de Saúde promove capacitação em Saúde Mental no Teles Pires

Quarenta e dois técnicos de enfermagem e agentes comunitários de Saúde (ACSs) de Nova Mutum e Santa Rita do Trivelato participam neste mês de abril da qualificação em Saúde Mental na Atenção Primária à Saúde promovido pelo Escritório Regional de Saúde (ERS) de Sinop em parceria com a Escola de Saúde Pública de Mato Grosso (ESP/MT).

 

Trata-se do Projeto Itinerários do Saber voltado à formação de profissionais para a abordagem a usuários de álcool, crack e outras drogas, possibilitando um tratamento mais inclusivo e humanizado aos usuários de álcool, crack e outras drogas.

 

A formação, com carga horária de 40 horas dividida em dois momentos, promove uma reflexão sobre as possibilidades de cuidado multidisciplinar e ações de promoção e prevenção com as diferentes demandas das unidades, ministrada pelas tutoras Anisângela Campos e Claudia Zuanazzi do ERS de Sinop, que tem como diretora Francisca Barbosa Teixeira.

 

Anisângela Campos, que é a responsável técnica da área de saúde mental no Escritório Regional de Saúde de Sinop, explica que a região Teles Pires realizou um levantamento em 2017 de turmas que ainda não haviam realizado a formação no projeto anterior que é o Caminhos do Cuidado em 2014. Assim, neste primeiro semestre os municípios contemplados foram: Nova Mutum, Santa Rita do Trivelato e Lucas do Rio Verde.

 

“Esse projeto visa a formação dos profissionais da Atenção Primária (ACS e TENF) referente ao conhecimento do território, as redes de atenção, os conceitos voltados para questão do álcool e outras drogas, a reforma psiquiátrica, a estratégia de redução de danos e integralidade do cuidado como diretriz para a intervenção em saúde mental no uso de álcool, crack e outras drogas, bem como a abordagem às famílias, aos usuários, de forma não preconceituoso, de não julgamento e não moralismo e apresenta possibilidades de  intervenção partir da caixa de ferramentas dos técnicos de enfermagem e agentes comunitários de saúde”, detalha.

 

 

Ainda de acordo com Anisângela Campos, o Grupo Condutor da região Teles Pires está em processo de atualização do Plano Regional da Rede Psicossocial que foi construído em 2013. “Nós realizamos o levantando das demandas, identificamos o cenário que temos com o diagnóstico situacional e iremos reunir com o grupo condutor no mês de junho para discutir a planilha do plano de ações e a planilha financeira dos serviços propostos para a região”, informa a coordenadora.

 

Além disso o CIES Regional priorizou duas capacitações para a saúde mental em nível de atenção básica para este ano e o Encontro dos Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) como foco no matriciamento a ser realizado no dia 08 de junho de 2018.

 

“A tarefa é somar as forças, reunindo gestão, trabalhadores, familiares e usuários para fortalecer a rede que temos e o que precisamos, identificando o que é possível fazer no sentido de humanizar e qualificar o atendimento, acolher melhor o usuário e dar qualidade de vida para aquelas com sofrimento psíquico que buscam apoio e cuidado nos serviços de saúde”, observa.

 

Anisângela Campos defende que a saúde mental seja uma prioridade e desenvolvida de maneira intersetorial, amenizando assim as queixas psicossomáticas apresentadas na rede básica, por meio de diferentes possiblidades de intervenções individuais e de grupos na lógica do acolhimento adequando, do cuidado singular e subjetivo, da conversa franca e orientativa, da escuta qualificada e da clinica ampliada realizado por vários olhares, saberes e sentidos.

+ Acessados

Veja Também