Escolas de ensino médio de MT debatem Base Nacional Comum Curricular

Escolas de ensino médio de MT debatem Base Nacional Comum Curricular

Escolas de ensino médio de MT debatem Base Nacional Comum Curricular

Escolas de Mato Grosso se mobilizam para estudar, conhecer e discutir a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do Ensino Médio. Organizado pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), com apoio do Ministério da Educação e Conselho Nacional de Educação (CNE), o Dia D da BNCC, ocorre na rede estadual no período de 02 a 10 de agosto – a critério dos gestores escolares.

O objetivo é receber sugestões de mudança e melhoria no documento que estabelece as diretrizes comuns de ensino médio para o país.

A expectativa é que estudantes, gestores e professores de 320 unidades escolares da rede estadual de Mato Grosso, que ofertam o ensino médio, participem da consulta. Em todo o Brasil, a estimativa dos organizadores é de mais de 500 mil professores participem dos debates.

As propostas apresentadas na etapa de escuta nas escolas serão organizadas pelo Consed e levadas para avaliação do CNE, que definirá as mudanças viáveis para implementação. Para a secretária de Educação, Esporte e Lazer de Mato Grosso (Seduc), Marioneide kliemaschewsk, a iniciativa visa dar voz ao professor que está na sala de aula.

“A participação das escolas e dos educadores é de extrema importância. Todos poderão expor suas dúvidas e sugestões, analisar o nível de clareza e pertinência de cada competência e habilidade das quatro áreas do conhecimento e verificar se cada componente curricular está contemplado na atual proposta BNCC”.

Para auxiliar no trabalho, o Consed também disponibilizou material de apoio e orientação para as escolas, como vídeos, documentos de análise por área do conhecimento – ciências da natureza, ciências humanas, língua portuguesa, linguagens e matemática -, além de uma programação e roteiro de atividades para facilitar os debates.

As escolas terão entre os dias 02 e 26 deste mês para lançar suas contribuições à BNCC na plataforma, no portal do Consed. As sugestões dos professores serão consolidadas e enviadas pelo órgão ao CNE logo na sequência.

BNCC

A proposta de BNCC para ensino médio foi entregue pelo MEC ao CNE em abril deste ano e a expectativa é que o documento seja homologado no fim de 2018.

No estágio atual, órgãos, entidades, associações e interessados podem oferecer suas contribuições e sugestões até as 23h59 de 29 de agosto, data da última audiência pública a ser realizada pelo conselho, em Brasília.

A etapa do ensino médio da BNCC, assim como ocorreu na elaboração da proposta para a educação infantil e o ensino fundamental, homologada em dezembro de 2017, será o marco para orientar os currículos desta fase de ensino.

+ Acessados

Veja Também